FORMAÇÃO DOS ESTADOS NACINAIS

576 palavras 3 páginas
-FORMAÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS-
Portugal, Espanha, Inglaterra e França

Introdução
As modificações sociais vivenciadas no final da idade Média culminaram na necessidade de um poder forte e centralizado, diferentemente daquele presente no sistema anterior (Feudalismo) que era fortemente predominante.
Aliada à ascensão de uma nova classe, a burguesia, as monarquias nacionais começaram a surgir por toda Europa, destancado-se Portugal, Espanha, Inglaterra e França.

Características
As características principais dos Estados Nacionais modernos são: Centralização do poder, território definido, idioma nacional, exército nacional, burocracia (cargos públicos para auxílio do Monarca), sistemas legais e monetários unificados, manutenção do Clero e da nobreza (com isenção de impostos e cargos de prestígio, porém com poder enfraquecido) e aliança com a burguesia.

Portugal
Foi a primeira monarquia a estabelecer-se devido a vitória na Guerra da Reconquista (expulsão dos Mouros-mulçumanos da Península Ibérica) em 1094. Seu primeiro monarca, Afonso Henrique, promoveu fortemente o povoamento do território, sufocando as tentativas de reação da fidalguia.
Após a revolução de Avis, uma segunda dinastia portuguesa estabeleceu-se apoiada fortemente pela burguesia e aplicando recursos nas atividades marítimas e comercias, incentivando a pesquisa náutica, possibilitando dessa forma o pioneirismo português nas grandes navegações.

Espanha
Foi a segunda monarquia a ser formada, nasceu séculos após a portuguesa, também por vitória na Guerra da Reconquista. Tão logo que foi criada, a Espanha passou a promover uma corrida colonialista com a vizinha Portugal, sendo responsável pela descoberta do continente americano em 1492.
Diferente de seu vizinho Portugal, buscou novos caminhos pelo Atlântico para conquistar as Índias através do contorno da África, a Espanha dedicou-se a buscar caminhos pelo ciclo das navegações.

Inglaterra
No século XIII, a Inglaterra era governada por

Relacionados