Formas de ensinar

Páginas: 7 (1514 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013









TRABALHO EM GRUPO - TG











Alunos:


Universidade Paulista


Formas de ensinar






Trabalho em Grupo – TG 1º Bimestre
do curso de Pedagogia apresentado à
Universidade Paulista – UNIP.

Orientador: Silmara Maria Machado




São Paulo / Goiás
2013
Formas de ensinar


Em relação às disciplinas estudadas, observamos que para que hajauma educação de qualidade é necessária uma escola equiparada com profissionais qualificados, uma educação democratizada, inclusiva onde pais, professores estejam engajados para uma educação de qualidade e acessível á todos uma escola aberta a sociedade. Pois a aprendizagem escolar também e considerado um processo natural que resulta com uma complexa atividade mental, no qual o pensamento, apercepção, as emoções, a memoria, a motricidade e os conhecimentos prévios, estão envolvidos e onde a criança deva sentir o prazer em aprender, a construir uma escola em que a prática pedagógica seja estruturada, de modo a contemplar as necessidades de todos de forma igualitária.
E com a globalização as formas de ensinar, vem adquirindo novas formatos e mudando a consciência do povo, que estáenchergando o mundo de uma maneira nova e perdendo a alienação dos governantes, assim exigindo um mundo melhor. Mas devido a grande concentração populacional nas áreas urbanas, que  formam os bairros periféricos nas grandes cidades, e está conduzindo a perda da qualidade  de vida da população. E com isso temos a questão da qualidade de ensino nas escolas públicas brasileiras também apresentam comoentraves a violência, a baixa remuneração dos docentes, a falta de infra-estrutura e as greves. Mas o, o que podemos afirmar é que determinados problemas sociais estão sendo apontados por diversos movimentos, com o objetivo de que sejam resolvidos e, assim, seja possível um melhor entendimento da sociedade, mesmo que seja necessário a mudança de algumas atitudes.


“Estamos entrando em um novoestágio em que a cultura refere-se à cultura, tendo suplantado a natureza a ponto de a natureza ser renovada (“preservada”) artificialmente como uma forma cultural: de fato, este é o sentido do movimento ambiental, reconstruir a natureza como uma forma cultural ideal.”
(CASTELLS, 1999, p. 573).


O educador democrático não pode negar-se ao dever de, na sua prática docente, reforçar acapacidade critica do aluno, suas curiosidades e submissão. É exatamente neste sentido que ensinar não se esgota, e alongan as condições de apredizagem . Essas condições exigem que educadores e educando sejam criadores, insvestigadores, inquetos, rigorosamente curiosos, humildes e persistentes.
Como diz: (FREIRE, 2008) Só assim podemos falar realmente de saber ensinando em que o objeto ensinado éaprendido na sua razão de ser e, portanto, aprendido pelos educandos.

Devemos lembrar que a educação inclusiva é inerente à todos, buscando a atender a difculdades de pessoas em nosso meio, promovendo uma aprendizagem e desenvolvimento social melhor.
Hoje as propostas educacionais começam a estruturar-se. A abordagem educacional, por meio do bilinguismo, visa capacitar a pessoa surda na utilização deduas linguas: a línguia de sinais e a lingua portuguesa na modalidade escrita. Quadros (2000) contribui dizendo que:

Quando me refiro ao bilinguismo, nao estou estabelecendo uma dicotomia, mas sim reconhecendo as linguas envolvidas no cotidiano dos surdos, ou seja, a lingua brasileira de sinais e o portugues no contexto mais comum do Brasil.
(QUADROS, 2000, p. 54)

Sendo assimoferecendo o educando um ensino atento as necessidades, especiais de alunos com alguma deficiência, pois todo aluno e toda escola são especiais em sua singularidade, dessa forma a educação toma com base a diversidade, como uma característica intrínseca ao ser humano, há necessidade de se formar cidadãos responsáveis, deve se instrui-los e propiciar e educação para todos. Não só o educador, mas todos os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Uma breve historia das formas de ensinar
  • Buscando novas formas de ensinar
  • Buscando novas formas de ensinar
  • A música como forma de ensinar
  • O professor e a sua forma de ensinar
  • MUDAR A FORMA DE ENSINAR E DE APRENDER
  • De que forma o espaço físico implica na forma de ensinar/aprender.
  • Metodo tradicional e historico na forma de ensinar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!