FORMAS DE COMUNICAÇÃO ENTRE CPU E DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA:TECLADO, MOUSE, JOYSTICK, MESA DIGITALIZADORA E SCANNER

11336 palavras 46 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

LUCAS BORGES DE MORAES

FORMAS DE COMUNICAÇÃO ENTRE CPU E DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA:
TECLADO, MOUSE, JOYSTICK, MESA DIGITALIZADORA E SCANNER

JOINVILLE/SC
2013

1 INTRODUÇÃO

Com o avanço da tecnologia e a automatização das coisas, o uso do computador se tornou praticamente indispensável. Fábricas, empresas, órgãos e secretarias públicas, universidades, laboratórios e até nossas casas, tudo funciona com um computador. Na maioria das vezes não nos importamos como ele funciona, muito menos com os equipamentos responsáveis por fazê-lo funcionar corretamente e executar as tarefas que mandamos. Os dispositivos de entrada de dados são um bom exemplo, como os periféricos. São eles: mouse, teclado, joystick, mesa digitalizadora, scanner, entre outros. Nos sistemas antigos eles não existiam e mexer em um computador era algo trabalhoso, além de exigir um usuário capacitado e especializado no assunto. A facilidade e a agilidade que esses equipamentos nos dão são indescritíveis, é graças a eles que a popularização mundial do computador foi possível e se acelera mais a cada ano.
Embora muitas vezes pequenos e simples, são eles o nosso elo com o computador. Máquina incapaz de entender o ser humano, muito menos nossos estímulos, ordens ou linguagem. Esses dispositivos são responsáveis por traduzir comandos do mundo físico para o mundo virtual. Ou seja, nossa linguagem em uma outra que o sistema entenda.
Nossa interação com os equipamentos periféricos de entrada são transformados em sinais elétricos, ora maiores, ora menores. São esses lapsos de energia (alto e baixo, 0 e 1) que nosso PC processa e “entende”, seguindo assim, os passos e comandos representados por eles.
Por que então não estudamos um pouquinho do seu funcionamento? Toda a sua sequência de passos que torna possível a passagem de comandos

Relacionados