Forças de Porter

Páginas: 3 (735 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

ameaça de produtos substitutos

De acordo com a força de Porter em questão, qualquer negócio que tenha o potencial de introduzir produtos que ofereçam funções semelhantes as já disponíveispelos players do setor podem ser consideradas como ameaças. Os produtos substitutos dificultam o potencial de retorno da empresa analisada, estabelecendo um limite nos preços do mercado. A ameaça é aindamaior, se esse produto é capaz de apresentar uma vantagem em seu custo/beneficio em relação aos já existentes no mercado.
Além dos produtos substitutos serem mais perigosos quando estão sujeitos atendências que melhorarão sua competitividade em preço e qualidade, também são muito perigosos aqueles que acarretam inovações tecnológicas e atuam em um setor onde os custos de troca pelo compradorsão baixos.
Analisando o setor automobilístico, ainda são poucos os produtos substitutos, levando em conta que ainda não ha no mercado outro meio de transporte que agrupe todos os benefícios que temum automóvel.
Atualmente a situação é muito favorável para o setor automobilístico, mas não descarta-se a possibilidade de no futuro por questões de custos, incentivos a transportes coletivos ecampanhas de sustentabilidade, intensificar-se o uso de meios alternativos, como bicicletas, veículos elétricos e os próprios serviços de transporte publico.
São movimentos emergentes e que podem setornar substitutos dos carros, no entanto, a cultura brasileira afasta essa ameaça para o setor por enquanto, por ainda ser pouco preocupada com o coletivo e bastante individualista.
Além disso, ocritério básico para verificar as ameaças são os benefícios dos automóveis, que continuam sendo considerados superiores a seus possíveis produtos substitutos. Automóveis são mais práticos, rápidos, segurose exigem menos esforços do que a bicicleta e são mais confortáveis, privados e proporcionam mais autonomia e liberdade ao consumidor do que o transporte publico.
Dessa forma, o brasileiro com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Forças de porter
  • forças de porter
  • Porter e suas forças
  • As forças de porter
  • forças de porter
  • FORÇAS DE PORTER
  • Forcas de porter
  • forças de porter

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!