FONTES DE FINANCIAMENTO

Páginas: 22 (5390 palavras) Publicado: 24 de março de 2014
Fontes de Financiamento de Empresa e Uso de Capital de terceiros
Para tratarmos das decisões de financiamento de empresa e do uso de capitais de terceiro, se faz necessário abordamos inicialmente alguns conceitos da política de capital de giro.
Conceito de capital de giro – é o investimento de uma empresa em ativos de curto prazo (caixa, títulos negociáveis, estoques e contas a receber),ouseja ativos circulantes.
Capital de giro líquido – são os ativos circulantes menos os passivos circulantes (AC - PC).
Índice de liquidez seca – Ativos circulantes subtraídos do estoque menos passivo circulante (AC - estoques - PC).
Orçamento de caixa – demonstrativo que prevê as entradas e saídas de caixa, focalizando a capacidade da empresa de gerar entradas suficientes para honrar as saídas.
Asvantagens e desvantagens do financiamento de curto prazo (CP) em relação ao de longo prazo (LP):
a) Velocidade: o crédito de CP é obtido com maior facilidade e rapidez;
b) Flexibilidade: pagamentos antecipados, liberação de novos valores, sem clausula restringindo ações futuras da empresas são algumas vantagens do financiamento de CP;
c) Custo do LP versus CP: as dívidas de curto prazo possuemtaxas de juros inferiores às de longo prazo (isto no caso americano. O que se verifica sobre isto no Brasil?);
d) Risco da dívida do CP versus LP:
As taxas de juros são variáveis no CP, diferente das dívidas de LP, onde as taxas são estáveis ao longo do tempo;
As dívidas de LP não se submetem às pressões momentâneas de demanda (as variações das taxas de juros dia a dia), já que estãonormalmente estabelecidas;
O financiador do CP pode exigir o pagamento imediato do saldo devedor.
Tipos:
Fontes de capital:
adição de capital social;
maior prazo nas compras com fornecedores;
sócios/acionistas;
obtenção de recursos no sistema financeiro.
Fontes de financiamento a curto prazo - com e sem garantias:
Empréstimos com garantia
caução de duplicatas a receber
factoring deduplicatas a receber
Empréstimo com alienação de estoques
Empréstimo com certificado de armazenagem
Fontes de financiamento a longo prazo:
Empréstimos
Debênture: a) com garantia b) sem garantia
Ações

1. FONTES DE FINANCIAMENTO A CURTO PRAZO GARANTIDO


Normalmente, empresas têm à sua disposição apenas um montante limitado de financiamento a curto prazo sem garantia. Para se obter fundosadicionais é necessário que se dê algum tipo de garantia. Em outras palavras, à medida que uma empresa incorre em montantes cada vez maiores de financiamento a curto prazo sem garantia, ela atinge um nível máximo, além do qual os fornecedores de fundos a curto prazo acham que a empresa oferece demasiado risco para se conceder mais crédito sem garantia. Este nível máximo está intimamente relacionado como grau de risco do negócio e o histórico financeiro da empresa, entre outros fatores. Várias empresas são incapazes de obter mais dinheiro a curto prazo sem oferecer garantias.
Uma empresa deve sempre tentar obter financiamento a curto prazo sem garantia, visto que esta modalidade é menos dispendiosa do que o empréstimo com garantia.
1.1 Empréstimos com Garantia a Curto Prazo
Empréstimo acurto prazo com garantia é aquele pelo qual o credor exige ativos como colaterais (qualquer ativo sobre o qual o credor passa a ter direito legal caso o tomador não cumpra o contrato), geralmente em forma de duplicatas a receber ou estoques. O credor adquire o direito de uso do colateral mediante a execução de um contrato (contrato de garantia) firmado entre ele e a empresa tomadora.
Esse contrato degarantia indica o colateral empenhado para garantir o empréstimo, bem como as sua condições. Especificam-se, dessa forma, as condições exigidas para a extinção do direito sobre a garantia, a taxa de juros sobre o empréstimo, datas de reembolso e outras cláusulas. Uma cópia desse contrato é registrada em cartório público – geralmente um cartório de registro de títulos e documentos. O registro do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fontes de financiamento
  • Fontes de financiamentos
  • Fontes de Financiamento
  • Fontes de financiamentos
  • Fontes de financiamento
  • Fontes de Financiamento
  • Fontes de financiamento
  • Fontes de financiamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!