Fontes Alternativas e Energeticas no Brasil

Páginas: 9 (2165 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2013
Fontes Alternativas e Energia no Brasil







Disciplina: Geografia
Professora:
Componentes:





Estrutura energética no Brasil

No que se refere às possibilidades de geração de energia, o Brasil apresenta grande vantagem em elação á maioria dos países, pois as condições naturais – clima, relevo, hidrografia, solo, estrutura geológica – e a extensãoterritorial brasileiras permitem que o pais disponha de várias opções energéticas, muitas delas renováveis e menos poluentes que os combustíveis fósseis.
A cana – de – açúcar teve crescimento expressivo nos últimos anos como matéria – prima para a geração de energia. O etanol e outros produtos derivados da cana, como o bagaço utilizado para queima nas próprias usinas, superam o uso de energiahidráulica e posicionam-se abaixo apenas do petróleo e seus derivados.
No Brasil, o uso de energia renovável é de cerca de 45%, bem acima da média mundial, que está por volta de 12% e disponibiliza grande variedade de opções energéticas. Para a geração de eletricidade, há no país grande aproveitamento das forças das águas dos rios, o que é bastante positivo, pois se trata de fonte de energia que nãopolui a atmosfera e é renovável, apesar de provocar impactos socioambientais.
O Brasil também tem potencial para desenvolver fontes energéticas, sobretudo as provenientes de biomassa, além da energia solar e eólica. No entanto, o desenvolvimento de fontes alternativas para a produção de combustível e a geração de eletricidade ou de calo dependente de investimentos, programas de apoiogovernamentais para o uso dessas fontes e mais divulgação das vantagens que elas representam.

Alterações na matriz energética

A atual matriz energética brasileira é resultado de politicas nacionais de desenvolvimento adotadas no decorrer do processo de industrialização do Brasil, particularmente a partir de 1960. Tais politicas foram baseadas na indústria automobilística e nas obras de infraestrutura. Aabertura de rodovias e a construção de grandes usinas hidrelétricas eram destaques dos projetos governamentais de desenvolvimentos.
O álcool representou importante mudança na matriz energética nacional. Foi introduzido como combustível alternativo à gasolina após o primeiro choque de petróleo, em 1973. Até os anos de 1980, a oferta de energia elétrica supriu a demanda, em razão da politica degrandes investimentos na construção de hidrelétricas, especialmente na região sudeste.
No caso dos combustíveis, a utilização de uma fonte alternativa, como o álcool, contribuiu para a redução do consumo dos derivados de petróleo e da poluição, pois se trata de uma fonte renovável e ambientalmente menos danosa que os combustíveis fósseis.

Racionamento, privatização e falta de investimentos.

Em2001 o Brasil foi surpreendido pela escassez de energia. A forte estiagem naquele ano reduziu o nível de água dos reservatórios e comprometeu a produção de energia. A solução imediata foi o racionamento e a construção de usinas termelétricas emergenciais.
O processo de privatização do setor de distribuição de energia também teve sua cota de contribuição para agravar o caos energético de 2001,pois as novas empresas não cumpriram as metas de investimentos estabelecidas pelo governo.
Em 2002, em boa parte como resultado da redução do consumo de energia, várias distribuidoras de eletricidade passaram a enfrentar dificuldades financeiras. As filiais de multinacionais, em especial, eram pressionadas a remeter lucros cada vez maiores para suas matrizes, deixando dessa forma de investir nosetor.


Energia Hidrelétrica

A energia hidrelétrica é a principal fonte de eletricidade do Brasil, responsável por 80% do total da energia elétrica gerada no pais. No território brasileiro estão algumas das maiores hidrelétricas do mundo, como Itaipu e Tucuruí, e estão sendo construídas outras, como as de Santo Antônio e Jirau (RO), no rio Madeira, e Belo Monte (PA), no rio Xingu².
De modo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alternativas Energéticas
  • Fontes energéticas
  • Fontes alternativas de energia: contribuição na matriz energética brasileira e mundial
  • Fontes energéticas
  • fontes energeticas
  • Fontes Alternativas
  • Fontes alternativas
  • Fontes Alternativas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!