janio quadros

Páginas: 3 (566 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2013


Carta Renúncia de Jânio Quadros


A carta renúncia de Jânio Quadros foi divulgada no dia 25 de agosto de 1961. Muitos dizem que a renúncia de Jânio foi a tentativa fracassada de um autogolpe.O ex-presidente confessou, em 1992, que a renúncia foi apenas um blefe.

“Fui vencido pela reação e assim deixo o governo, sete meses cumpri o meu dever”. Tenho-o cumprido dia e noite, trabalhandoinfatigavelmente, sem prevenções, nem rancores. Mas baldaram-se os meus esforços para conduzir esta nação, que pelo caminho de sua verdadeira libertação política e econômica, a única quepossibilitaria o progresso efetivo e a justiça social, a que tem direito o seu generoso povo.

"Se permanecesse, não manteria a confiança e a tranquilidade, ora quebradas, indispensáveis ao exercício da minhaautoridade e nem a própria paz pública.”

"Saio com um agradecimento e um apelo. O agradecimento é aos companheiros que comigo lutaram e me sustentaram dentro e fora do governo e, de forma especial,às Forças Armadas, cuja conduta exemplar, em todos os instantes, proclamo nesta oportunidade. O apelo é no sentido da ordem, do congraçamento, do respeito e da estima de cada um dos meus patrícios, paratodos e de todos para cada um.

"Somente assim seremos dignos deste país e do mundo. Somente assim seremos dignos de nossa herança e da nossa predestinação cristã. Retorno agora ao meu trabalho deadvogado e professor. Trabalharemos todos. Há muitas formas de servir nossa pátria."

















Ato Institucional Número 5
O que foi o AI-5, Ditadura Militar no Brasil,determinações, história
 Ministro da Justiça Luís Antonio Gama e Silva (esquerda) anunciando o AI-5
O que foi o AI-5
O AI-5 (Ato Institucional número 5) foi  o quinto decreto emitido pelo governomilitar brasileiro (1964-1985). É considerado o mais duro golpe na democracia e deu poderes quase absolutos ao regime militar. Redigido pelo ministro da Justiça Luís Antônio da Gama e Silva,  o AI-5...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Jânio Quadros
  • Jânio Quadros
  • janio quadros
  • janio Quadros
  • Jânio quadros
  • Janio quadros
  • Janio Quadros
  • Janio quadros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!