Folha Papa Menos Catolico 20150410010220

1298 palavras 6 páginas
'Papa é menos católico que nós', diz bispo excomungado no Rio
JONATHAN WATTS
STEPHANIE KIRCHGAESSNER
DO "GUARDIAN"
01/04/2015 16h32 - Atualizado em 04/04/2015 às 15h24
Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2015/04/1611273-papa-e-menos-catolico-que-nosdiz-bispo-excomungado-no-rio.shtml>. Acesso em: 3 abr. 2014.
Em um mosteiro isolado no sudeste do Brasil, um grupo separatista de católicos ultraconservadores estava reunido para participar de um ato de rebelião contra o papa.
O cenário dificilmente poderia ser mais pacato: colinas suaves e verdejantes, quaresmeiras roxas, folhas de palmeira dançando ao vento e uma capela temporária com paredes de blocos vazados de concreto e um telhado de zinco que a deixa parcialmente exposta aos elementos.
Mas os cerca de 50 padres, monges beneditinos, freiras e outros fiéis que chegaram ao mosteiro de Santa
Cruz no sábado (28) não eram uma congregação comum. Provenientes da Europa, EUA e América Latina, eles se descrevem como movimento de "resistência" contra as reformas do Vaticano.
Stephen Eisenhammer - 28.mar.2015/Reuters

Bispo francês Jean-Michel Faure (centro) realiza missa em Nova Friburgo, perto do Rio de Janeiro

Defensores da missa em latim e inimigos ferozes do ecumenismo, da liberdade de religião e de relações mais próximas com o judaísmo, eles estavam lá para desafiar a autoridade de Roma, com a ordenação de um novo padre pelo bispo excomungado Jean-Michel Faure.
Foi a segunda cerimônia desse tipo nos últimos 30 dias.
Faure foi consagrado bispo sem autorização papal há apenas duas semanas, pelo bispo britânico Richard
Williamson, que nega que o Holocausto tenha acontecido.
Em resposta, os dois clérigos foram automaticamente expulsos da Igreja, mas isso não deteve a campanha do grupo para criar um clero não licenciado pelo Vaticano.
A cerimônia remetia a uma era passada e mais conservadora. As mulheres se sentavam de um lado do corredor, com as cabeças cobertas por véus —mesmo as mais jovens.
Nas três horas

Relacionados