Folha de Resposta SAP1ATIV2

664 palavras 3 páginas
Folha de Resposta
________________________________________________________________
Curso Técnico em Logística – Módulo Específico III – UC9 Programação de Produção
Situação de Aprendizagem 1 – Atividade 2 - Valor: 12 pontos.
Questão:
Com base nos conceitos essenciais apresentados nas aulas virtuais (slides AVA), desenvolva um parecer relatando as diferenças entre o sistema de empurrada (tradicional) e puxada (JIT), descrevendo as principais ferramentas utilizadas por cada sistema.
Sistema Empurrada (Tradicional)
Do inglês “push system”, o sistema de Produção Empurrada é determinado a partir do comportamento do mercado. Neste modelo, a produção em uma empresa começa antes da ocorrência da demanda pelo produto. Ou seja, a produção depende de uma ordem anteriormente enviada, geralmente advinda de um sistema MRP (Material Requirement Planning). Após o recebimento de tal ordem, é feita a produção em lotes de tamanho padrão. Aqui não existe qualquer relação com a real demanda dos clientes da empresa.
O chamado fluxo contínuo de produção também não tem importância neste modelo de produção, uma vez que a produção ocorre isoladamente em cada unidade fabril utilizada no processo. Desta forma, é enviada uma ordem de produção ao setor responsável, que produz os itens e depois os “empurra” para a próxima etapa do processo produtivo, daí o nome “produção empurrada”, e o controle é realizado pelo MRP.
Os lead times deste tipo de produção precisam ser conhecidos antecipadamente, uma vez que as quantidades produzidas sem o conhecimento da real demanda dependerão dos materiais fornecidos.

Sistema Puxada JIT
Do inglês “pull system”, a produção puxada controla as operações fabris sem a utilização de estoque em processo. Neste modelo, diferentemente da produção empurrada, o fluxo de materiais ganha relevante importância. Aqui, a demanda gerada pelo cliente é o “start” da produção.
O sistema JIT trabalha com a produção inicial de matéria prima e termina com a

Relacionados