Folclore Brasileiro

Páginas: 3 (680 palavras) Publicado: 6 de março de 2014
Lenda da Mula-Sem-Cabeça
Origem da lenda da Mula-sem-cabeça, personagem do folclore brasileiro, lendas e mitos, características

Mula-sem-cabeça: várias versões da lenda
Dizem que a lenda seoriginou com os povos da Península Ibérica, e veio para a América através dos portugueses, nossos colonizadores, e pelos espanhóis. por isso a lenda é presente também no folclore mexicano (Malora) eargentino (Mula Anima).
Aqui, nas regiões nordeste e sudeste, a lenda é preservada até os dias de hoje.
Sabemos que as lendas são histórias inventadas pelo homem, e por isso elas apresentamelementos que não são verdadeiros.
Introdução
Esta é uma das lendas mais conhecidas do folclore brasileiro. Ela povoa o imaginário, principalmente das pessoas que habitam regiões rurais do nosso país.Este personagem folclórico é uma mula sem a cabeça e que solta fogo pelo pescoço. Possui em seus cascos, ferraduras que são de prata ou de aço e apresentam coloração marrom ou preta.
Segundo algunspesquisadores, apesar de ter origem desconhecida, a lenda fez parte da cultura da população que vivia sobre o domínio da Igreja Católica.
De acordo com a lenda, a mula-sem-cabeça costuma correr pelasmatas e campos, assustando as pessoas e animais.
Várias versões da lenda

Existem várias explicações para a origem desta lenda, variando de região para região. Em alguns locais, contam que amula-sem-cabeça surge no momento em que uma mulher namora ou casa com um padre. Como castigo pelo pecado cometido, transforma-se neste ser monstruoso.

Existe ainda outra versão mais antiga e complexada lenda: Esta, conta que num determinado reino, a rainha costuma ir secretamente ao cemitério no período da noite. O rei, numa determinada noite, resolveu segui-la para ver o que estava acontecendo.Ao chegar ao cemitério, deparou-se com a esposa comendo o cadáver de uma criança. Assustado, soltou um grito horrível. A rainha, ao perceber que o marido descobrira seu segredo, transformou-se numa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Folclore Brasileiro
  • folclore brasileiro
  • Folclore brasileiro
  • folclore brasileiro
  • folclore brasileiro
  • Folclore brasileiro
  • Folclore Brasileiro
  • Folclore brasileiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!