fodasses

2066 palavras 9 páginas
Educação Física

475208
PESQUISAR NO BLOG
Carregando...
TERÇA-FEIRA, 18 DE DEZEMBRO DE 2012
Capacidades Físicas - "AGILIDADE"

Bom dia amigos e amigas.

Em virtude do grande número de acessos em nossa postagem sobre capacidades físicas resolvi montar uma série de postagem. A cada dia trataremos de uma capacidade física diferente, começaremos com “agilidade”. Nos acompanhem e não percam as próximas postagens.

AGILIDADE

É a capacidade que o indivíduo tem de realizar movimentos rápidos com mudança de direção e sentido. Para Matsudo (1980) A agilidade é um componente neuro-muscular caracterizado pela troca rápida de direção, sentido e deslocamento da altura do centro de gravidade e de todo corpo ou parte dele.

Fatores que influenciam no desempenho da agilidade:
· Força;
· Velocidade;
· Flexibilidade;
· Coordenação.

Teste do quadrado

Neste teste, um dos mais utilizados para calcular a agilidade o aluno parte da posição de pé, com um pé avançado à frente imediatamente atrás da linha de partida. Ao sinal do avaliador, deverá deslocar-se até o próximo cone em direção diagonal. Na sequência, corre em direção ao cone à sua esquerda e depois se desloca para o cone em diagonal (atravessa o quadrado em diagonal). Finalmente, corre em direção ao último cone, que corresponde ao ponto de partida. O aluno deverá tocar com uma das mãos cada um dos cones que demarcam o percurso. O cronômetro deverá ser acionado pelo avaliador no momento em que o avaliado realizar o primeiro passo tocando com o pé o interior do quadrado. Serão realizadas duas tentativas, sendo registrado o melhor tempo de execução. Anotação: A medida será registrada em segundos e centésimos de segundo (duas casas após a vírgula).

Att. Edilson de Oliveira

Postado por Educação Física - PIBID às 12/18/2012 01:19:00 PM
Enviar por e-mail
BlogThis!
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook

Relacionados

  • tutu
    414 palavras | 2 páginas
  • conversa de alguem ai hahah
    4387 palavras | 18 páginas
  • book
    8016 palavras | 33 páginas
  • Dialeto setubalense
    10539 palavras | 43 páginas