Fluxograma Psicograma

371 palavras 2 páginas
Psicometria (do grego psyké, alma e metron, medida, medição) é um termo cunhado pelo médico americano Joseph Rhodes Buchanan, em meados do século XIX (1849), para designar a faculdade extrassensorial que alguns poucos indivíduos possuem para extrair o conteúdo de algum objeto ou ambiente impressos fora de nossa realidade física. Metafisicamente falando, o indivíduo seria captar os eventos pregressos em que o objeto ou ambiente estiveram inseridos através de uma volição psíquica, na qual tudo o que está oculto para a maioria dos seres se descortina perante o indivíduo.

Para a Doutrina Espírita, essa capacidade de extrair do ambiente ou coisa a sua realidade ou conteúdo é uma rara faculdade mediúnica.

Em "Enigmas da Psicometria"1 , o pesquisador psíquico italiano Ernesto Bozzano nos dá uma informação adicional importante: dentre as diversas pessoas que, ao longo do tempo, possam ter possuído ou manipulado um objeto do qual o médium colhe as impressões, este sentirá com mais força os conteúdos mais ativos e de maior apelo em relação a ele próprio. A este aspecto do fenômeno Bozzano chama de afinidade eletiva.

O médium com habilidade de psicometria mais rigorosamente submetido a investigação científica foi o engenheiro polonês Stefan Ossowiecki (1877-1944), sendo que o registro de tais investigações, que constam dos anais de sociedades de pesquisas psíquicas, está disponível ao público na reprodução comentada de obra recentemente publicada em inglês. 2

Índice [esconder]
1 Estágio Atual no Mundo
2 Investigadores Psíquicos
3 Bibliografia
4 Referências
Estágio Atual no Mundo[editar | editar código-fonte]
Jeffrey Goodman, ele mesmo um médium psicômetra, relata em seu livro "Psychic Arcahelogy - Time Machine to the Past"3 não somente a experiência dele e de outros psicômetras em grandes achados arqueológicos, mas também qual o estágio atual do uso da psicometria na arqueologia em vários cantos do mundo. Ele afirma, por exemplo, que no Canadá a

Relacionados

  • Sistemas, organização e métodos
    19146 palavras | 77 páginas
  • Localização de osm
    19202 palavras | 77 páginas