Fichamento: A educação Olivier Reboul

1172 palavras 5 páginas
A educação: (pp.7 - 25). Capítulo Primeiro.
“A educação, se faz, primeiro na família, sem falar do “terceiro meio” constituído pele rua, pelo esporte, pelos movimentos da juventude, [...]. Pensamos no ensino, como se a educação não fosse tanto física, estética, moral, afetiva, quanto técnica e intelectual” (p.7)
“A educação é, sempre compreendida como valor. [...] não educamos somente pelo exercício, mas também pela leitura, pelo exemplo, pela admiração, etc.” (p.8)
“A educação é a ação que permite, a um ser humano, desenvolver suas aptidões físicas e intelectuais, assim como seus sentimentos sociais, estéticos e morais, com o fim de cumprir, tanto quanto possível, sua tarefa de homem; é também, o resultado dessa ação. (p.8)
Educação e instrução. (pp.8-9)
“Primeiro, em que se distingue, a educação da instrução? [...] observamos que, em inglês, education tem sentido mais restrito e significa, sobretudo, ensino escolar; quando se trata da família, não se emprega essa palavra, mas Bringing up. Isto é, a philosophy of education quase não se ocupa senão do ensino. (p.8)
“Ser educado é haver adquirido certa maneira de agir. Apenas, nessa perspectiva não se vê mais, de modo nenhum. A diferença entre educação e instrução.” (p.9)
“Digamos, em suma que educação e instrução não se confundem, nem são, tampouco, duas realidades absolutamente distintas; a diferença é, antes da ordem do gênero e da espécie: a instrução é uma espécie de educação. Que resta fora dela? (p.9)
1. A família e a educação do sentimento. (pp.9-14)
“Resta esse núcleo primitivo em que educar significa atingir o indivíduo em profundidade, na camada anteintelectual de seu ser, em seus hábitos, suas emoções, suas feições primeiras. É a essa camada que se dirige a educação no sentido próprio, anterior a toda instrução.” (p.9)
“O papel da primeiríssima educação, [...] é formar a criança, com meios estéticos, para amar o bem e odiar o mal, bem antes de que seja capaz de raciocinar e de compreender:”

Relacionados

  • Artigo Dissertacao Rosilda Genero Textual Backtim E Vigotski
    30133 palavras | 121 páginas
  • Projeto Pedagogico
    90379 palavras | 362 páginas