Fluxo de energia

Páginas: 5 (1187 palavras) Publicado: 5 de julho de 2014

Conceito de Fluxo de Energia:

Para a produção da matéria orgânica os organismos produtores necessitam absorver alguma forma de energia. Os fotossintetizantes utilizam a energia solar, enquanto os quimiossintetizantes utilizam a energia química de substâncias inorgânicas. Esta energia é transformada em energia química nos nutrientes orgânicos produzidos. Assim, a energialuminosa incorporada por uma planta vai virar energia química numa molécula de glicose. Essa mesma energia pode depois ser usada pela planta na respiração ou ser incorporada na estrutura desse organismo, posteriormente esta pode ser ingerida por algum herbívoro, passando assim para o próximo nível trófico na cadeia alimentar.
Os seres vivos necessitam de energia para realizar suas funções vitais. Dessaforma, a transferência da energia de um nível trófico para outro nunca é completa. Um herbívoro jamais poderá absorver toda a energia produzida pelos produtores, já que estes próprios já utilizaram parte dela em suas funções vitais. Além disso, boa parte da matéria ingerida pelos consumidores não é digerida e é eliminada sem absorção completa dos nutrientes, resultando em diminuição da energiaentre um nível trófico e outro.
É importante lembrar que a energia jamais é perdida, somente transformada. Assim a energia luminosa vira energia química na fotossíntese, depois esta pode virar energia térmica ou cinética na realização das funções vitais de um ser vivo.
Níveis tróficos:
Denomina-se nível trófico cada um dos níveis alimentares através dos quais ocorrem processos quepermitem o transporte de energia e matéria num ecossistema
A energia e nutrientes são transferidos passo a passo entre os organismos. Por exemplo, numa comunidade um falcão come uma cobra que come uma rã que come uma borboleta que se alimentou do néctar de uma flor de uma planta que converteu a energia solar em energia química durante a fotossíntese. Esta cadeia alimentar linear tem a mesmaorganização de todos os ecossistemas. Começa com um produtor primário (a planta) que fornece alimento ao consumidor primário (a borboleta) que é comido por um consumidor secundário (a rã) que é comido por um consumidor terciário (a cobra) e assim sucessivamente, até ao consumidor final que, quando morre, é desmontado pelos decompositores. Cada um destes passos da cadeia alimentar denomina-se nível trófico.A sequência dos níveis tróficos de matéria e energia verifica-se entre grupos funcionais de organismos (produtores primários, consumidores primários, consumidores secundários, etc.). Os níveis tróficos são numerados consecutivamente para indicar a ordem em que a energia flui. O nível trófico 1 é sempre constituído pelos produtores primários e o nível trófico 2 é sempre constituído pelosconsumidores primários.
Definição de Biomassa:
O termo Biomassa designa o total de matéria orgânica, morta ou viva, existente nos organismos (animais ou vegetais) de uma determinada comunidade. Pode ser recuperada através dos resíduos florestais, agrícolas, pecuários e até mesmo urbanos, podendo ser-lhe dadas algumas utilizações úteis, entre as quais a fertilização dos solos para agricultura ou aprodução de energia primária.
A biomassa pode ser expressa em peso, volume ou área ocupada.
Definição de Produtividade:
Refere-se à quantidade de biomassa produzida por determinada entidade (espécie, nível trófico, população, etc...) em determinado período de tempo. O estudo da produtividade dos níveis tróficos é importante para compreender o fluxo de energia e matéria no ecossistema, pois permitedeterminar quanto da energia de um nível inferior é incorporada no nível superior. Exemplificando: sabendo quanto de biomassa de grama e quanto de biomassa de vaca foi produzida num pasto, é possível calcular a eficiência na transferência de matéria entre estes organismos.
Dois tipos de produtividade são essenciais no estudo de ecologia:
Produtividade Primária: Representa a razão da energia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fluxo de materia e fluxo de energia
  • Fluxo de energia
  • Fluxo de Energia
  • Fluxo de Energia
  • Fluxo de energia
  • Fluxo de energia
  • Fluxo de energia
  • Fluxo de energia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!