FLORBELA ESPANCA

3218 palavras 13 páginas
SUMÁRIO
*
1.0. Introdução………………………………………………………………..2.0. Referencial Teórico – Teresa Velho………………………………..2.1. Aspectos analisados…………………………………………………….3.0. Referencial Teórico – Sigmund Freud…………………………….3.1. Aspectos analisados……………………………………………………4.0. Referencial Teórico – Affonso Santana…………………………..4.1. Aspectos analisados……………………………………………………5.0. Referencial Teórico – Carl Jung……………………………………5.1. Aspectos analisados ………………………………………………….
6.0. Referencial Teórico – Melanie Klein……………………………..6.1. Aspectos analisados…………………………………………………..7.0. Conclusão ………………………………………………………………
8.0. Bibliografia……………………………………………………………..9.0. Anexos: A – Repercussão do livro e da autora na modernidade; B – Depoimentos – recortes………………………………………INTRODUÇÃO FLORBELA ESPANCA ressurge no transcurso do centenário do seu nascimento, com SONETOS, antologia dos melhores trabalhos: “Livro de Mágoas”, “Livro de Soror Saudade”, “Charneca em Flor” e “Reliquiae”. Pelo poder da poesia, oferece subsídio para o conhecimento mais profundo da sua vida e da sua obra. Poesia de rara beleza, cúmplice que foi dos seus sentimentos, desnuda-lhe os segredos e proporciona vasto material a ser estudado por um prisma psicanalítico, cujo alcance de investigação teórica, reportar-se-á às teorias freudianas, no campo da repressão que tanto conflitou a poetisa, levando-a à clausura psicológica. Com recorrência, também, em Teresa Velho, Affonso Romano de Sant’Anna, Melanie Klein, pretende-se compreender Florbela Espanca, a mulher e a poesia, sua condição de enclausurada, notadamente no “Livro de Mágoas”. REFERENCIAL TEÓRICO 2.0 Teresa Velho, mestra em Literatura Brasileira, opina sobre fatos lingüísticos, especialmente de natureza estética, que mesmo coerentes e estruturados são passíveis de análise que os levem a entendimentos profundos de uma obra e que, buscar-se-á um elemento que se mantém invariante. Mesmo que esta invariante assuma várias formas, convergir-se-á

Relacionados