flor

Páginas: 10 (2283 palavras) Publicado: 19 de setembro de 2014
Conceitos necessários
“Para a compreensão do comportamento humano na sociedade é preciso fazer uma análise dos seguintes conceitos “posição” e “status”.
POSIÇÃO
Entende-se por “posição” a localização de uma pessoa no grupo ou organização. Uma “localização” é definida pelos direitos e obrigações que regulam a interação do indivíduo que a ocupa com os demais, de outras posições.
(Braghirolli,1994, p. 135)
STATUS
Status se refere, em geral, à importância relativa de diferentes posições e pessoas para o grupo ou organização. Esse valor diferenciado vai refletir-se também sobre os direitos e deveres. Assim, por exemplo, atribui-se, costumeiramente, maior status ao diretor de uma empresa do que ao chefe de departamento e entende-se que o diretor deverá conhecer mais a respeito dofuncionamento global da empresa e que assumirá maior parcela de responsabilidades sobre ela. (Braghirolli, 1994, p. 135)
Dividi-se em status formal e status não formal
Símbolos de status – A sociedade organizada costuma estabelecer formas de indicar quem é merecedor de maior status.
CONCEITO DE PAPEL SOCIAL
O termo papel, entretanto, é usado com maior freqüência para denotar como se espera quedeva se comportar o ocupante de uma posição frente às pessoas com os quais seus direitos e obrigações o põem em contato, sentido que corresponde ao de papel prescrito. Esse conceito de papel se refere ao conjunto de componentes prescritos culturalmente para a interação da pessoa que o desempenha com os demais.
 PARA DEUTSCH E KRAUSS (1974)
Estabelece Três sentidos para o termo “papel”
Papel prescrito - Sistema de expectativas que existe no mundo social que rodeia o ocupante de uma posição social, referentes ao seu comportamento em relação aos ocupantes das outras posições.
 Papel subjetivo – Expectativas que o ocupante de uma posição percebe como aplicáveis ao seu próprio comportamento ao interatuar com os ocupantes de outras posições.
 Papel desempenhado – Comportamentosmanifestos dos ocupantes de uma posição quando interatuam com ocupantes de outras posições.
DESVIOS DE PAPEL
Numa determinada cultura os papéis, estão relativamente bem-estruturados, isto é, esperam-se determinados comportamentos do ocupante de uma posição. Apesar disso, há uma margem mais ou menos “elástica” para os desvios. A sociedade costuma recompensar aqueles que desempenham corretamenteseus papéis e também punir os que não fazem.
 CONFLITO DE PÁPEIS
Cada um de nós desempenhamos vários papeis decorrentes de muita posição que o ocupa. Cada papel exige de nós certos comportamentos. É possível que apareçam, assim, algumas vezes, incompatibilidades de diferentes papéis. As incompatibilidades podem se dar por diferentes razões.
 Razões de conflitos de papéis
Dispêndio de algo(tempo, dinheiro ou energia) que não existe em quantidade suficiente para dois ou mais papéis.
Conflito pela lealdade ou compromisso que a pessoa tem com grupos ou associações distintas.
Por exigir posturas opostas (esposa submissa e administradora mão firme)
O conflito pode ser pouco ou muito intenso, podendo causar perturbações emocionais na pessoa.
 Papel e percepção social
Os papéisexistem independentemente dos indivíduos.
As diferenças individuais de personalidade demonstram diferenças no desempenho dos papéis.
Aprendemos a julgar se a pessoa apresenta os comportamentos adequados ao bom desempenho do papel social.
Aprendemos também a identificar os efeitos do desempenho prolongado de um papel nas características de personalidade de uma pessoa.
 Por que conhecer o que épapel social?
A compreensão das exigências do papel pode auxiliar a explicar o comportamento das pessoas que o desempenham.
Nos ajuda a orientar adequadamente o comportamento em relação aos outros e a criar certa segurança e estabilidade no mundo das relações interpessoais.
 QUEM SOU EU ?
Nesta altura da vida já não sei mais quem sou... Vejam só que dilema !!!!
Na ficha da loja sou CLIENTE,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • flores
  • Flores
  • flores
  • FLORES
  • Flores
  • FLORES
  • flor
  • Flores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!