flopsflops

1283 palavras 6 páginas
Universidade federal de santa catarina departamento de engenharia eletrônica curso superior de engenharia eletrônica introdução ao laboratório de eletrônica
Turma b

Projeto final desenvolvimento fonte ajustavel 1,25V a + - 30V 1,5A

FLORIANÓPOLIS
JULHO DE 2014
1 resumo
No Projeto Final foi desenvolvimento uma fonte de alimentação, utilizado como base um circuito de uma fonte ajustável 1,25V a aproximadamente 30V e 1,5A de uma experimento encontrado na internet. Nesse experimento foi possível estudar o comportamento dos componentes eletrônicos e observar experimentalmente as suas características, também aprimoramos no manuseio do multímetro digital, no gerador de funções e também no osciloscópio.

2 Introdução
A Fonte de alimentação é um dispositivo que apresentam a mesma característica que uma bateria (fornecer energia elétrica), porem a diferença é que a energia elétrica não fica armazenada como ocorre nas baterias e pilhas. Pelo fato de a voltagem da rede elétrica não ser adequada para aparelhos eletrônicos, esses aparelhos necessitam de fontes de alimentação para serem alimentados diretamente a partir da rede elétrica.
Basicamente ela é usada para transformar a energia elétrica sob a forma de corrente alternada (CA) da rede em uma energia elétrica de corrente contínua (CC), sendo que para isso a fonte de alimentação é composta por quatro grupos de componentes elétricos: um transformador de força (que acresce ou restringe a tensão), um circuito retificador, um filtro capacitivo ou indutivo e um regulador de tensão.

Figura 1: Diagrama de blocos fonte de alimentação.

Existem dois tipos de Fonte de alimentação, linear e chaveada. No do tipo linear, a tensão alternada da rede elétrica é aumentada ou reduzida por um transformador, em seguida e retificada por diodos ou ponte de diodos retificadores para que somente os ciclos positivos ou os negativos possam ser usados, a seguir estes são filtrados para

Relacionados