Santo Daime

Páginas: 4 (891 palavras) Publicado: 2 de setembro de 2014


Pontifícia Universidade Católica

Relatório do Santo Daime




Disciplina: O homem e o fenômeno Religioso
Por: Ana FláviaRomão, Isabela Travassos, João, Verônica Rocha
2012.1




















O movimento religioso do Santo Daime teve início no interior da floresta Amazônica nas primeiras décadasdo século XX. O fundador foi Raimundo Irineu Serra, segundo ele, recebeu essa doutrina através de uma aparição de Nossa Senhora da Conceição na primeira vez que tomou a bebida Ayahuasca, conhecida pornós como chá de Santo Daime.
A Ayahuasca é uma bebida produzida a partir de duas plantas amazônicas: Cipó Jagube (Banisteriopsis caapi) e a folha Rainha (Psychotria viridis). O nome significa cipódos mortos. Na linguagem Quechua, aya significa espírito ou ancestral, e huasca significa vinho ou chá. Os métodos de preparo variam conforme o grupo, como um chá quente ou amassando-se junto à águafria, deixando-se em descanso por aproximadamente 24 horas. É um processo longo que leva um dia para o preparo, o que torna a "tecnologia" de produção insuficiente para a produção de grandesquantidades.
Para os adeptos da religião esse chá é usado como forma de desenvolver processos interiores, conhecimento de si próprio, sempre com o objetivo de bem estar. Mas não são somente os adeptos dareligião que já beberam dessa bebida alucinogena.
Raimundo Irineu Serra nasceu em 15 de dezembro de 1892, no Maranhão. Era negro e neto de escravos. Com cerca de 20 anos de idade foi trabalharcomo seringueiro na Amazônia, mais tarde trabalhou como guarda de fronteira do Acre com a Bolívia e o Peru. Foi nessa época que ele conheceu a Ayahuasca, por intermédio de nativos da Amazônia nafronteira com o Peru. Mestre Irineu foi casado com D. Peregrina Gomes da Serra e morreu em 6 de julho de 1971 e contou com a ajuda do discípulo Sebastião Mota de Melo para difundir os ensinamentos da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Santo Daime
  • Santo Daime
  • Santo Daime
  • Santo daime
  • Santo daime
  • Santo Daime
  • Santo daime
  • Santo Daime

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!