Floclore

Páginas: 5 (1146 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2013
O Folclore Nacional é muito rico e diversificado. Em cada região do Brasil podemos encontrar diversos contos, lendas e personagens que estão estritamente relacionados com a cultura popular, principalmente, das áreas mais interioranas. Esse folclore é fruto, principalmente, da cultura oral e foi passando de geração para geração com o passar dos anos.
Folclore do Nordeste
Muito rico ediversificado, o folclore nordestino é um dos mais importantes aspectos culturais da região. Nos contos e lendas, são transmitidos valores, crenças, comportamentos e elementos imaginários do povo nordestino.
Cirandas: este tipo de dança folclórica cantada é muito comum no Nordeste, principalmente em Pernambuco. Nestas cirandas participam crianças e também adultos.
Bumba-meu-boi: surgiu no Nordeste eespalhou-se para a região norte do país. Com muita música, dança e brincadeira, é um dos mais representativos espetáculos do folclore nordestino. O evento gira em torno de uma carcaça de boi decorada, conduzida por um homem, que faz coreografias que são seguidas pelos outros participantes.
Não podemos deixar de destacar também a importância do frevo e do maracatu.
Folclore do Sudeste
A quadrilha,ela é uma festa de caráter nacional. O sudeste, no entanto, tem grande tradição nessa festa, sendo que, nos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo são destaques nacionais. Também em Minas Gerais e no Espírito Santo se fazem grandes carnavais, só que mais voltados para os de rua. Ainda há outras festas que são tipicamente do sudeste brasileiro: as festas juninas (quando sãodançada a quadrilha, os rodeios, a folia de reis (festa realizada do dia 24 de dezembro até 6 de janeiro), a festa do divino Espírito Santo (em Diamantina-MG) e ainda outras festas que são mais regionais nos quatro estados).
Folclore do Sul
Danças:
As danças folclóricas e típicas da região sul são realizadas em atividades em grupo ou individualmente. No Paraná e em Santa Catarina, pode-se conferir aBalainha, que é feita com pares de dançarinos que utilizam um arco com flores. Outro tipo de dança bastante conhecida na região é o fandango, que possui muitos passos variados e que é acompanhada por instrumentos como a gaita e o violão.
Em Santa Catarina, as mais comuns são a Dança do Vilão e a Boi de Mamão. No Rio Grande do Sul, as danças típicas receberam influências dos imigrantes e daproximidade com a fronteira do Brasil. As principais são o Vaneirão, a Chula, a Milonga e a Chimarrita.
Lendas
Os principais personagens do folclore brasileiro e da região sul é o saci. O Boitatá, um monstro em formato de cobra. E o curupira.
Festas:
Oktoberfest: Essa festa acontece na cidade turística de Blumenau, em Santa Catarina, e foi inspirada na festa homônima ocorrida em Munique naAlemanha.
Festa Nacional da Uva: A primeira festa da uva aconteceu em 1931, na cidade de Caxias do Sul, no Rio grande do Sul.
-Marejada: A marejada é uma festa ocorrida na cidade de Itajaí, em Santa Catarina.
-Festival de Cinema de Gramado: Esse festival foi criado a partir da ocorrência de uma Mostra de Cinema.
-Festa de Nossa Senhora dos Navegantes: Essa festa religiosa ocorre tem Santa Catarinatodos os anos. A imagem de Nossa Senhora é levada por embarcações em uma procissão pelo mar.
Folclore do Norte
O Boi-Bumbá é uma vertente do Bumba Meu Boi, muito praticado no Brasil. É uma das mais antigas formas de distração popular. Foi introduzido pelos colonizadores europeus, correspondendo à primeira expressão de teatro popular brasileiro. ·.
O Festival de Parintins é um dos maioresresponsáveis pela divulgação cultural do Boi-Bumbá realizada desde 1913. No Bumbódromo apresentam-se as agremiações Boi Garantido (vermelho) e o Boi Caprichoso (azul), sendo destinadas a elas três horas para cada apresentação. São três noites de apresentação, nas quais são abordados, através das alegorias e encenações, aspectos regionais, como: lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Floclore
  • Floclore
  • Floclore
  • floclore
  • Floclore
  • Floclore Brasileiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!