Fixamento comunicação ou extensão

309 palavras 2 páginas
Curso de Pós – graduação latu sensu – residência agraria
“DESEMVOLVIMENTO TERRITORIAL, TRABALHO, EDUCAÇÃO DO CAMPO E SABERES AGROECOLOGICOS”.
DICIPLINA: FIXAMENTO DO LIVRO “EXTENSÃO OU COMUNICAÇÃO” (TEMPO COMUNIDADE).
Aluno: Marcelo Silva de Brito (marcelobiotecnologia@yahoo.com.br)

FREIRE, Paulo: Extensão ou comunicação? 8ª edição: Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
Extensão ou Comunicação

A obra foi publicada em 1969 em Santiago no Chile, onde o autor aborda o tema extensão ou comunicação que trata o problema entre a comunicação com técnico e o camponês, no desenvolvimento de uma nova sociedade agrária em que Paulo Freire defende o aprendizado pela troca, pelo diálogo, pela comunicação e condena a transferência do conhecimento sem interação.
O autor inicia com a preocupação com a palavra extensão em vários sentidos: “extensão é educativa tornando o ser em educador- educando tanto pra os agrônomos quanto para os camponeses”. O extensionista tem como dever fundamental o trabalho formal e o informal que substituem o conhecimento associado a sua ação sobre a realidade chamando o educador extensionista que tem como característica um ser que transforma o conhecimento do mundo em instrumento para a adaptação do ser humano para o desenvolvimento das suas técnicas.
Todo ato de pensar exige um sujeito que pensa um objeto pensado, que mediatiza o primeiro do segundo, e a comunicação entre ambos, que se dá através de signos linguísticos.
Quando Paulo Freire trata o termo “extensão e invasão cultura”, podemos deduzir que há uma discussão sobre a reforma agraria e as mudança ocorridas onde o homem esta em relação com o homem e que essa relação pode ocorrer em níveis diferentes.

Relacionados

  • Tttt
    15329 palavras | 62 páginas
  • Comparativos em uma negociação internacional
    30228 palavras | 121 páginas
  • Unid2 Ativ4paulofreire Umabiobibliografia
    289717 palavras | 1159 páginas
  • LEITURA
    97179 palavras | 389 páginas