Fitoterapia

Páginas: 6 (1333 palavras) Publicado: 3 de junho de 2013
Introdução

Fitoterapia é o recurso de prevenção e tratamento de doenças através das plantas medicinais, e a forma mais antiga e fundamental de medicina da Terra. Desde o surgimento dos animais na Terra, estes usam instintivamente determinadas plantas como alimento, cura ou mesmo para estimular o vômito e eliminação de substâncias nocivas.
Há mais de 6000 anos, o homem vem testando eescolhendo instintivamente as melhores plantas medicinais para curar suas doenças. No último século, a medicina disseminou o emprego de antibióticos e remédios alopáticos, e a nossa medicina natural passada de geração em geração ficou esquecida. Porém, a cada dia, as plantas ganham seu espaço como aliadas no reequilíbrio físico do ser humano.
A fitoterapia é uma terapia com a propriedade de auxiliar nacura de males profunda e integralmente, de forma barata e não-agressiva, pois estimula as defesas naturais do organismo e reintegra o ser humano às suas raízes terrestres. Atualmente, diversos centros de pesquisa nacionais e estrangeiros se dedicam ao estudo das substâncias presentes nas plantas medicinais. A ciência começa então a se render à força da natureza.

I – Bronzeamento ArtificialO bronzeamento artificial (também conhecido como auto bronzeamento) se refere a aplicar produtos químicos na pele para produzir um efeito similar em aparência ao bronzeamento solar tradicional. O bronzeamento artificial através de produtos químicos ganhou força em resposta às ligações entre a exposição ao sol e o câncer de pele descobertas nos anos 1960s. Além dos produtos químicos, muitas pessoaspreferem métodos alternativos de bronzeamento, como a câmara de bronzeamento.
Segundo o site oficial da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), “as câmaras de bronzeamento artificial não poderão mais ser utilizadas para fins estéticos no país”. Isso é devido à falta de controle das máquinas que se encontram no país, a falta propriamente dita de manutenção e, mais ainda, o já comprovadorisco iminente de câncer que a pessoa é exposta a cada sessão. Existem alguns casos de conhecimento popular de pessoas expostas a altos índices de raios UV que acabaram morrendo. Um exemplo foi de uma mulher que estava a busca de uma pele bronzeada para ir a uma festa e se submeteu a 4 sessões no mesmo dia e, por fim, devido alta exposição, morreu. Existem casos comprovados de pessoas que contraíramcâncer devido à exposição à essas câmaras. Também, segundo o site oficial da ANVISA “O estudo da IARC indica que a prática do bronzeamento artificial aumenta em 75% o risco do desenvolvimento de melanoma em pessoas que se submetem ao procedimento até os 35 anos de idade”. E fecha com a seguinte frase “As empresas que não cumprirem a decisão estão sujeitas a penalidades que vão de advertência,interdição até multas de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão”.

II - Bronzeamento Artificial Fitoterápico - Carotenóides

Carotenóide é qualquer substância química de um grupo de substâncias tetraterpênicas relacionadas ao caroteno, que são pigmentos amplamente difundidos na natureza. Caracterizam-se por apresentar moléculas oxidáveis, exibir cores que vão do amarelo ao vermelho, ser lipossolúveis,encontradiças em vegetais e essenciais como precursores da síntese da vitamina A em animais.
Os mais de 900 tipos de carotenóides conhecidos são dividos em dois grupos: carotenos e xantofilas. Os carotenos são pigmentos alaranjados, que dão cor à cenoura, por exemplo; são puramente hidrocarbonetos e não contêm oxigênio. Já as xantofilas podem variar de amarelo a marrom-avermelhado e contêm oxigênio.
Oscarotenoides atuam como pigmento nas plantas e nos animais. Os carotenoides são o segundo dentre os pigmentos mais importantes para a fotossíntese. Estas moléculas protegem a clorofila do excesso da luz. Entretanto, os carotenoides podem ser incapazes de lidar com excitação excessiva do fotossistema II, o que permitiria que o oxigênio singleto cause dano no complexo PSII. Encontram-se, também,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fitoterapia
  • Fitoterapia
  • fitoterapia
  • Fitoterapia
  • Fitoterapia
  • Fitoterapia
  • Fitoterapia
  • fitoterapia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!