Fitoterapia

Páginas: 2 (368 palavras) Publicado: 12 de setembro de 2014

1)Pesquise 3 principais plantas medicinais cultivadas pela Farmácia Viva e distribuídas pelo SUS (sistema único de Saúde), descrevendo suas principais ações farmacológicas.
R: Cascara sagrada: Acáscara sagrada é um catártico. Seu principal uso é na correção habitual da constipação, onde não exerce somente uma ação laxativa, mas restabelece o tônus natural do cólon.Produz excitação branda eregular do peristaltismo.Após a ingestão do fármaco por via oral, ocorre a liberação de heterósidos no intestino grosso. Neste local pela ação enzimática da flora bacteriana, ocorre hidrolise eliberação de agliconas que atuam sobre mucosa, aumentando peristaltismo.Em pequenas doses atua como estimulante do apetite e em doses maiores atua como laxante e purgativo suave. Sua atividade laxativa éresultante da ação de um conjunto de constituintes antracênicos livres, sob a forma de heterosídeos oxidados e reduzidos.A ramnotoxina, que é um albuminóide presente na planta fresca é o principioresponsável pela ação fortemente emética.
Alcachofra: O extrato da alcachofra é utilizado para tratar problemas de dispepsia (gastrite, meteorismo e flatulência, gastropatia nervosa, cólon irritável, doençado trato biliar funcional), especialmente aquelas causadas por problemas funcionais relacionados com o sistema biliar descendente. Suas folhas possuem propriedades colerética, diurética,hipocolesterolêmica bem como hepatoestimulante e hepatoregeneradora. A cinarina, um composto da alcachofra, é a principal responsável pelas atividades colagoga e colerética da droga, porém os flavonoides tambémpossuem grande importância, não só na inibição da biossíntese e aumento da excreção do colesterol hepático como também na atividade anti-trombótica e anti-arterosclerótica da planta.
Erva doce: Agrande aplicação da erva-doce no Brasil é para problemas gastro-intestinais. Provavelmente é um dos primeiros chás que nós tomamos, ainda quando somos bebes e estamos no colo de nossas mães. É muito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fitoterapia
  • fitoterapia
  • Fitoterapia
  • Fitoterapia
  • Fitoterapia
  • Fitoterapia
  • fitoterapia
  • Fitoterapia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!