Fitolineamento

642 palavras 3 páginas
INTRODUÇÃO E OBJETIVO

O trabalho trata-se de um relatório técnico sobre a geologia estrutural de uma determinada área sendo feita avaliação do relevo, drenagem, zonas de cisalhamento fraturas falhas e dobras, lineamento e perfil geológico.
Com objetivo de entender, identificar e visualizar em três dimensões uma estrutura que na maioria das vezes se observa apenas em uma ou duas dimensões, com isso podemos observar os relevos e a evolução estrutural de uma região.

DESENVOLVIMENTO
Foi executada uma analise estrutural através de interpretação foto geológica na qual foram confeccionados três mapas e um perfil geológico. Através de um mapa na escala horizontal 1/25 e escala horizontal 1:100.000. Devido não possuirmos altimetria assumimos os valores de altitude maior no ponto A do mapa de relevo em 300m e a altitude menor em 100m
MAPA DE QUEBRA DE RELEVO
Foram analisadas três quebras de relevo. A área estudada é representada em sua maioria relevos com morros de topo tabulares nas porções SW e NE. Na porção SE os morros apresentam-se mais erodidos.
No ponto central da área encontramos dois morros isolados (testemunhos) orientados na direção 300az e 0 Az.
As quebras de relevo são de mergulho forte baseado no IBGE 2002

FOTOINTERPRETAÇÃO DO MAPA DE DRENAGEM

A drenagem na área estuda são classificadas num padrão dendritico de ordem 3. As principais drenagens encontram-se na direção S-N, SE-NW e SW-NE. Os rios quando na montante dos morros são curtos de ordem 1 e 2. Somente a partir da ordem 3 que podemos identificar um refinamento maior.

Figura-01: Padrao de Drenagem Dentritico da área estudada.

DADOS ESTRUTURAIS DE LINEAMENTOS. Com base nos mapas de relevo e drenagem confeccionamos um mapa foto interpretativo dos lineamentos estruturais. Segue tabela abaixo com os dados.

Tabela dos Dados Estruturais de Lineamento da área
A partir dos lineamentos interpretamos os dados através do diagrama de rosas e um

Relacionados