Fisiologia do sistema renal

Páginas: 7 (1698 palavras) Publicado: 5 de junho de 2013
Rim
|
Rim  é definido como cada um dos órgãos excretores dos vertebrados. Este é o principal órgão que compõe o sistema excretor e osmorregulador, responsáveis por filtrarem dejetos presentes no sangue e excretá-los juntamente com água.
Nos humanos, os rins ficam localizados na região posterior do abdômen, atrás do peritônio, sendo, por isso, chamados de órgãos retroperitônios. Há um rim emcada lado da coluna, sendo que o direito está localizado logo abaixo do fígado e o esquerdo abaixo do baço. Acima de cada um encontra-se a glândula adrenal ou suprarrenal.
Macroscopicamente, nos humanos adultos, este órgão mede entre 11 a13 cm de comprimento, com 5 a 7,5 cm de largura e 2,5 a 3 cm de espessura, pesando cerca de 125 a 170 gramas no homem e 115 a 155 gramas na mulher.
Possuemformato de feijão, com uma borda convexa e outra côncava, na qual se encontra o hilo, de onde sai e entram o ureter, os nervos e vasos sanguíneos. O hilo possui também dois ou três cálices, que se reúne para originar a pélvis renal, parte superior, dilatada, do ureter. O ruim é formado pela cápsula, de tecido conjuntivo denso, a zona cortical (camada mais externa e pálida) e a zona medular (zona maisinterna e escura).

(Figura: www.infoescola.com.br).
Fisiologia do Sistema Renal:
Resumo:
As principais funções dos rins são (1) remover os produtos finais do metabolismo e (2) controlar as concentrações da maior parte das substâncias iônicas no líquido extracelular, inclusive de íons como o íon sódio, o íon potássio e o íon hidrogênio.
A unidade funcional do ruim é o néfron. Nos dois ruinsde um ser humano, existem cerca de dois milhões de néfrons. O néfron é dividido em duas partes funcionalmente distintas:
(1) o corpúsculo renal e (2) o túbulo renal. Por sua vez, o corpúsculo renal é formado (a) pelo glomérulo, que é uma rede capilar, e (b) pela cápsula de Bowman, que envolve o glomérulo. A pressão do sangue no interior do glomérulo é cerca de 60mm Hg, que é valor bastante altopara a pressão, o que faz com que grandes quantidades de líquido, chamado de filtrado glomerular, sejam filtradas para fora do capilar, sendo coletadas pela cápsula de Bowman. Nesse filtrado glomerular é encontrada a maioria dos produtos finais do metabolismo que devem ser eliminados dos líquidos orgânicos.
O filtrado glomerular sai da cápsula de Bowman por meio do túbulo renal, que é dividido emquatro segmentos sequenciais: (1) o túbulo proximal, (2) a alça de Henle, (3) o túbulo distal e (4) o tubo coletor. Á medida que o filtrado passa por esse sistema tubular, as partes desse filtrado que são necessárias ao organismo, principalmente, os nutrientes como a glicose e os aminoácidos, a água e a maior parte dos íons são reabsorvidos pelos túbulos, voltando para os capilares peritubulares,situados em torno dos túbulos. Por outro lado, os produtos finais do metabolismo quase não são reabsorvidos, se é que são na verdade, de modo que, em sua maior parte, são eliminados pela urina.
Dessa forma, a teoria da função renal é a filtrar grandes quantidades de líquido do plasma, reabsorvendo aqueles constituintes que são necessários, sem, no entanto, reabsorver os que não são necessários.Cerca de 180 litros de filtrado glomerular são formados a cada dia, mas pelo menos de 1% dessa quantidade, cerca de 1,5 por dia, é eliminado na urina. Apesar disso, esse pequeno volume ainda contém a maior parte dos produtos finais do metabolismo, altamente concentrados. Alguns desses produtos finais do metabolismo de maior importância são a ureia, a creatinina, os fosfatos, os sulfatos e o excessode ácidos.
Função do Néfron:
A função básica do néfron é a de limpar, ou “clarear” (ou depurar) o plasma sanguíneo, dele retirando as substancias indesejáveis durante sua passagem pelo ruim, ao mesmo tempo em que retém no sangue todas as substancias que ainda são necessárias ao corpo. Por exemplo, os produtos finais do metabolismo, como, especialmente, a ureia e a creatinina, são retirados do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fisiologia do sistema renal
  • trabalho de fisiologia
  • Fisiologia do sistema renal
  • Fisiologia sistema renal
  • Fisiologia do Sistema Renal
  • Fisiologia do sistema renal
  • Fisiologia do sistema respiratório e renal
  • Resumo sobre fisiologia do sistema renal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!