FISICAC

424 palavras 2 páginas
Introdução
As bactérias são ubíquas, ou seja, estão presentes em todos os lugares: na terra, no ar, na água, em lugares supostamente inacessíveis, dentro de nossas casas e inclusive residem no nosso organismo. bactérias são classificadas em: benéficas e patogênicas. Bactérias são benéficas a partir do momento em que estão em simbiose com outros organismos ou quando simplesmente não proporcionam benefícios, mas também não causam dados. As bactérias patogênicas são oportunistas e causamprejuízo ao organismo quando somos contaminados por elas. Bactérias patogênicas também estão presentes em toda a parte, porém, em muitos casos não sofremos uma contaminação considerável pelo fato dessas bactérias estarem em pouquíssima concentração em nossos lugares de habitação
Os microrganismos possuem um ciclo natural na água, solo, ar, na nossa superfície corporal e de outros animais etc. Estes microrganismos conseguem sobreviver à custa de materiais orgânicos e inorgânicos existentes nestes ambientes. O ciclo artificial (meio de cultura) é o modo que empregamos em laboratório para cultivarmos os microrganismos. Chamamos de meio de cultura ao conjunto de substâncias necessárias ao crescimento e multiplicação dos microrganismos.
Ubíquo é aquilo que está em toda parte ao mesmo tempo (FERREIRA, 2001). O teste de ubiquidade microbiana, desse modo, consiste em detectar a presença de microrganismos em toda parte ao mesmo tempo.
Para o ensino, a busca de recursos alternativos para a realização do teste de ubiquidade microbiana é importante, visto que nem sempre as escolas dispõem de recursos para isso. O meio de cultura, portanto, deve conter: nutrientes em concentrações adequados ao crescimento do microrganismo que desejamos cultivar, além das condições ambientais requeridas como: pH ideal, adequado ao seu crescimento, aeração, umidade, pressão osmótica, temperatura, etc.
Os meios de cultura são utilizados em três diferentes tipos de consistência: sob a forma líquida (denominados

Relacionados

  • FisicaÇ Oscilacoes e Ondas
    2109 palavras | 9 páginas
  • Projeto bullinyng
    971 palavras | 4 páginas
  • Analisador lexico
    18157 palavras | 73 páginas