fisica

Páginas: 5 (1181 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013


UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS-UFAL
INSTITUTO DE FISÍCA-IF
CURSO DE GRADUAÇÃO EM FÍSICA






O QUE É METODOLOGIA CIENTÍFICA
A Aventura histórica da construção dos fundamentos do conhecimento científico





Islane Albuquerque Crisóstomo de Souza


















Maceió – Alagoas
Agosto- 2011




UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS-UFAL
INSTITUTO DEFÍSICA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM FÍSICA




O QUE É METODOLOGIA CIENTÍFICA
A Aventura histórica da construção dos fundamentos do conhecimento científico



Islane Albuquerque Crisóstomo de Souza




Resenha apresentada ao Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas, paraobtenção parcial de nota na disciplina de Organização Trabalho Acadêmico. Sob a orientação do professor Ivanderson Pereira da Silva.



Disciplina: Organização do Trabalho Acadêmico.
Profº: Ivanderson Pereira da Silva




Maceió – Alagoas
Agosto - 2011

CARVALHO ,Alex et al. Aprendendo Metodologia Científica. São Paulo. O Nome da Rosa.2000.pp:11-69.

CARVALHO escreve num períododa atualidade, fazendo um passeio pelos períodos históricos, que auxiliam na construção do conhecimento relacionando com os pensadores, no decorrer do tempo, fundamentado no objetivo de explicar seu desenvolvimento.
A ciência e o conhecimento científico estão relacionados. Pode-se dizer que em alguns aspectos são iguais. O que os diferencia são os termos usados para expressa-los ea época que os define.
O termo ciência se origina do latim (scire) e significa conhecimento ou sabedoria. O indivíduo adquire conhecimento quando se obtém informações ,saberes que se relacionem com a realidade. Os profissionais sem importar sua área de atuação, possuem seus próprios conhecimentos. Independente de como foram adquiridos. Isto não interfere na prática e mesmo assim desconheça aorigem dos elementos usados em sua composição. O que interfere nas necessidades dos profissionais para que consigam pagar suas despesas e realizar seus objetivos.
O conhecimento acontece de várias formas, tipos e maneiras. No senso comum o importante é que suas informações sejam úteis. A ciência é crítica e busca julgar e corrigir suas produções. Já o científico procura as possíveis causas de umacontecimento compreendendo e explicando a realidade além de indicar os fatores que caracterizam o surgimento de algo.
Todo cientista deve divulgar suas obras e fazer com que sejam discutidas e que se tenha acesso. Independente de classe social. Desde que surja o interesse do indivíduo.
Quando se refere a método científico busca explicar todo o processo desenvolvido utilizado no decorrer dapesquisa.
Algumas divergências surgem com relação ao indivíduo em determinados momentos. Antigamente o homem só adquiria conhecimento através de Deus, já na modernidade ele é livre para dizer o que pensa e fazer suas próprias descobertas.
A epistemologia é responsável pelo envolvimento do sujeito e do objeto na produção do conhecimento. Surgem assim três perspectivas.”O empirismo ,racionalismo e ointeracionismo.
O empirismo trata do conhecimento que se adquire a partir da forma como a realidade se apresenta ao cientista. Tendo como fonte principal o objeto. Já o racionalismo é a ideia do sujeito e da atividade em relação com o objeto. A causa situada na razão, e a partir daí produz conhecimento seguro da realidade.
Ambos possuem uma relação, pois produzem conhecimento num processo derepresentar e referenciar á realidade, independente do sujeito que a estuda. Este é o seu fundamento. Oque possibilita o surgimento do termo “Fundacionismo da epistemologia”.
O interacionismo é o conhecimento produzido na interação entre sujeito e objeto. O cientista tem convicção de que seu produto esta relacionado a cultura ,economia ,social ,e psicológico.
Na viagem é percebível que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisica
  • Física
  • Fisica
  • fisica
  • Fisica
  • Fisica
  • fisica
  • Física

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!