Fisica moderna

Páginas: 6 (1280 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013
Física moderna

Definimos a física moderna como sendo algumas áreas da física desenvolvida a partir do final do século 19. As duas grandes áreas da física moderna são a relatividade e a física quântica. As teorias físicas quase sempre na tentativa do aperfeiçoamento de uma teoria já existente. Como na física as coisas necessitam serem constantemente validadas essas novas maneiras de encararteorias antigas trazem algumas consequências não previstas.
Iniciando com a física quântica temos o seu desenvolvimento desacreditado pelo seu próprio precursor. O início da teoria surge de um problema de termodinâmica comum. Partindo do zero. Uma onda é uma oscilação periódica que transporta energia e momento. Existem basicamente dois tipos de ondas, ondas mecânicas que dependem de um meiomaterial param se propagarem, exemplos: ondas na água, ondas em cordas, ondas sonoras. E ondas eletromagnéticas, que são oscilações de um campo elétrico e magnético juntos. Esse tipo de ondas podem se propagar em um meio material, porém não necessitam dele para se propagar, podem se propagar no vácuo.
Características importantes das ondas são seu comprimento de onda e sua frequência. As ondaseletromagnéticas possuem ondas que tem comprimento de onda da ordem de quilômetros a (103) a picômetro (10-12m) e possuem nomes diferentes dependendo do comprimento de onda. A saber, a luz é uma onda eletromagnética, ondas de radio, micro-ondas, radiação gama e mais um monte de coisa.
Segundo passo: Os físicos do século 19 sabiam que um corpo aquecido podia emitir luz e como a luz é uma ondaeletromagnética os outros comprimentos de ondas também seria possível, fato facilmente comprovado. Porém a física pretende explicar como os fenômenos ocorrem e para isso precisam de uma maneira matemática de comprovar suas teorias. Alguns cientistas já tinham relacionado à temperatura de um objeto com o comprimento de onda emitido, a potência de emissão para uma dada temperatura. Porém havia um problema. Nãohavia uma relação entre a curva de emissão e os dados teóricos. Qualquer tentativa de relacioná-la com alguma equação servia somente para um pedaço pequeno da curva.
Um grande físico da época, Max Planck, se interessou pelo problema e propôs a resolvê-lo. O problema principal era o de um corpo negro irradiando. Um corpo negro é um irradiador ideal, Uma caixa fechada aberta apenas com um furo dedimensões muito menores do que a caixa pode ser considerada um corpo negro. Após diversas tentativas ele chegou a uma equação que solucionava o problema, mas que para ele não era tão boa e a deixou de lado na tentativa de obter outra. Sem sucesso nessa empreitada foi convencido por um amigo a publicar suas descobertas.
Sua resposta ao problema consistia em admitir que ao invés da energia emitidapor um objeto qualquer ser contínua ela deveria ser quantizada, ou seja, em pequenas porções. Dessa forma o problema do corpo negro estava solucionado. Planck acreditava que essa era apenas uma solução para o problema e não uma regra da natureza. Com a energia quantizada Planck encontrou que a energia era proporcional a frequência da onda e uma constante, hoje denominada constante de Planck.Problema 2: Um segundo problema que surgiu foi quando Heinrich Hertz tentando provar a teoria de Maxwell de que a luz era uma onda eletromagnética. Hertz percebeu que quando fazia suas experiências quando saltava uma fagulha a corrente elétrica variava, esse fato o intrigou bastante, tanto que o fez interromper seus estudos para averiguar esse ocorrido. O que acontecia no experimento de Hertz era quea luz incidindo no material arrancava elétrons do mesmo, o que fazia a corrente variar na situação. O que era de se esperar era que a energia luminosa era cedida aos elétrons e assim eles eram arrancados do material. Porém o estranho era que ao aumentarmos a intensidade não necessariamente era certo que os elétrons seriam ejetados. A resposta que veio para solucionar esse dilema foi proposta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Física Moderna
  • Física moderna
  • Fisica moderna
  • FISICA MODERNA
  • fisica moderna
  • Física moderna
  • Fisica moderna
  • fisica moderna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!