RESENHA

Páginas: 2 (291 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013
LAKA TOS, Eva Maria, MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia
científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003

1Jeane Santana Santos
RESENHA

No primeirocapitulo do livro Fundamentos da metodologia cientifica as autoras Eva Maria pós-graduada em Ciências Sociais, doutora em Filosofia (Metodologia Científica) e Marina de Andradegraduada História, Pedagogia, Estudos Sociais, doutora em Ciências (Antropologia) pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social de Franca – Unesp; mostram a importância daleitura e o quanto ela amplia o conhecimento e possibilita a abertura de novos horizontes, considera que uma leitura deve ser proveitosa e trazer resultados satisfatórios, explicacomo deve ser feito a busca pelo material adequado.
Ainda no primeiro capitulo as autoras ensina como preparar um trabalho acadêmico, como deve ser feito um resumo, resenha,esquema, analise de texto. Comenta ainda que ao iniciar uma leitura, deve-se ter, atenção, reflexão e espírito critico, que o ato de ler é fundamental para a transmissão eaquisição de cultura. Segundo as autoras uma leitura não deve ser feita sem se determinar antes seu objetivo ou propósito, sem entender parte do que se lê, sem avaliar, refletir,questionar e aplicar o conhecimento emanado da análise e síntese do texto lido.
Atualmente um dos maiores desafios entre alguns estudantes é a elaboração de um texto acadêmico dequalidade e as autoras trazem neste livro uma grande contribuição aos estudos na área da elaboração de textos científicos. Lakatos e Marconi fornece em sua obra subsídios a pesquisacientifica, a medida que apresenta de forma clara e detalhada os principais objetivos da leitura e quais os processos para a construção de um trabalho acadêmico.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!