Fisica Experimental 1

Páginas: 6 (1302 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
MEDIDAS E ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS – USANDO PAQUIMETRO
Leandro L. Gomes da Rocha
Universidade Estácio de Sá – Campus Recife
Turma 3011 – Quinta-feira – Noite – 1 Horário – Física Experimental I


Resumo: Neste primeiro experimento depois de preparado o instrumento, foram tomadas 5 medidas da altura do frasco, 5 medidas do diâmetro externo da parede do frasco e 5 medidas do diâmetrointerno da parede do frasco, sendo utilizado respectivamente o Paquímetro.

Objetivo da experiência: Introduzir o conceito de algarismo significativos. Definir os diferentes tipos de erros existentes numa medida física. Avaliar a precisão e aprendizagem da manipulação de instrumentos de medidas diversos.


Objetivo da especifico da experiência: 1) Familiarizar o aluno com algumas técnicas demedidas e cuidados experimentais no laboratório. 2) desenvolver a habilidade de trabalhar com algarismos significativos, desvios avaliados e propagação de erros, utilizando instrumentos de medida muito simples onde nesse caso o que foi usado foi o paquímetro.

Introdução (Teórica):

O paquímetro é um importante instrumento de medida; suas medidas oferecem incertezas de décimos, centésimos ouaté mesmo de milésimos de milímetro (como é o caso do micrômetro).

O termo Paquímetro vem do Grego: (paqui (espessura) e metro (medida), é uma ferramenta utilizada para medir a distância entre dois lados simetricamente opostos em um objeto. O paquímetro é ajustado entre dois pontos, retirado do local e a medição é lida em sua régua. O nônio ou vernier é a escala de medição contida no cursormóvel do paquímetro, que permite uma precisão decimal de leitura através do alinhamento desta escala com uma medida da régua.

Nesse primeiro experimento foram estudadas as formas com que se trabalha a obtenção de medidas de determinados objetos, com o Paquímetro.

O objetivo de tomar medidas com tais instrumentos se deve pela dificuldade de leitura onde há necessidade de precisão emmedidas extremamente pequenas ou pouco perceptíveis a olho nu.

Introdução (Roteiro do procedimento)

Neste primeiro experimento depois de preparado o instrumento, foram tomadas 5 medidas da altura do frasco, 5 medidas do diâmetro externo da parede do frasco e 5 medidas do diâmetro interno da parede do frasco, sendo utilizado respectivamente o Paquímetro.

Nesse experimento de tomada de medidascom uma única ferramenta de precisão, nota-se que mesmo peças de materiais mais rígidos, se produz medidas diferentes tornando necessário certos cálculos científicos para se chegar a um resultado mais próximo possível da precisão dessas medidas.

Essas medidas diferentes podem ser resultantes de muitos fatores, entre eles, a falta de habilidade de quem ou também um melhor ajuste das meçasmedidas em suas respectivas ferramentas de medição a peça também devida o uso constante venha a se deformar.

Para preenchimento da tabela 1 que é em relação ao diâmetro externo, foi utilizado por 4 alunos 5 medidas de cada aluno o mesmo material, como objeto de obter um bom resultado do material analisado, essa medida do diâmetro externo da parede do frasco a ferramenta utilizada pra se tomaressas medidas foi o Paquímetro.

Deste mesmo objeto que foi analisado utilizando a parte onde se encontra os encostos fixos e móveis do Paquímetro.

Os resultados dessas medidas estão relacionados na Tabela 1, 2 e 3 da seguinte seqüência:

Na primeira coluna estão relacionados os alunos que realizou todas as 5 tomadas de medidas;

Na segunda coluna estão todas as medidas que cada alunorealizou;


Na terceira coluna da tabela 1 esta sendo calculado pela fórmula o onde foram somados

todos os valores de que tem como resultado 563,10mm e esse resultado dividido por n(números de medidas) realizadas pelos anos que somando foram 20 medidas e desses cálculos realizado obteve o

Na terceira coluna da tabela 2 esta sendo calculado pela fórmula...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Física experimental 1
  • fisica experimental 1
  • Fisica experimental 1
  • relatorio fisica experimental 1
  • Relatório Fisica experimental 1
  • Apostila de Física Experimental 1
  • Relatório de física 1 experimental
  • relatorio fisica experimental 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!