Financeiro

Páginas: 6 (1304 palavras) Publicado: 1 de junho de 2014
Financeiro
O Grupo dos 20 foi criado em 1999 objetivando o fortalecimento da economia mundial, promovendo o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável em escala global. Sua criação ocorreu no final da década de 1990, que foi marcada pela instabilidade econômica e várias crises financeiras, principalmente na Ásia, México e na Rússia. 

A formação desse grupo despertou nos paísesricos o reconhecimento da importância dos países em desenvolvimento para a construção de uma economia mundial sólida, pois, em razão da instabilidade do mercado, a participação desses países se torna de extrema importância.
G 20 é um grupo financeiro composto por Ministros da área econômica e presidentes dos bancos centrais de 19 países: os que formam o G8 e ainda 11 emergentes. Fazem parte do G8:Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia. Os outros países membros do G20 são: Brasil, Argentina, México, China, Índia, Austrália, Indonésia, Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul e Turquia. A União Europeia, em bloco, é o membro de número 20, representado pelo Banco Central Europeu e pela presidência rotativa do Conselho Europeu. O Fundo MonetárioInternacional (FMI) e o Banco Mundial, assim como os Comitês Monetário e Financeiro Internacional e de Desenvolvimento, por meio de seus representantes, também participam das reuniões do G 20. 

Além do G 20 financeiro, que reúne representantes de países desenvolvidos e países em desenvolvimento, existe outro G 20, que é composto apenas por nações emergentes. Ele é chamado pela imprensa de G 20comercial, já que seu objetivo principal são as relações comerciais, o grupo tem como tema central a elaboração de planos para defender os interesses agrícolas dos países em desenvolvimento diante das nações ricas. 

O G 20 financeiro busca desenvolver projetos que leve a unificação das economias avançadas e emergentes para fortalecer a economia mundial, proporcionando uma estabilidade financeira nomercado global, garantindo um futuro sustentado para todos os países. Isso é de fundamental importância diante de um cenário econômico

G-20 Comercial
Criado em 20 de agosto de 2003, às vésperas da Reunião Ministerial de Cancún, o G-20 é atualmente um dos grupos mais influentes da negociação agrícola da OMC
Panorama internacional
Composto por 23 países de três continentes (África do Sul,Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, China, Cuba, Egito, Equador, Filipinas, Guatemala, México, Nigéria, Paquistão, Peru, Paraguai, Tailândia, Tanzânia, Uruguai, Venezuela e Zimbábue), o agrupamento representa 60% da população rural, 21% da produção agrícola, 26% das exportações e das 18% importações mundiais. O G-20 atua como coalizão de países em desenvolvimento que defendem o cumprimento, de formaambiciosa, dos três pilares do mandato agrícola da Rodada Doha, quais sejam, acesso a mercados (redução de tarifas), eliminação dos subsídios à exportação e redução dos subsídios de apoio interno (mormente à produção).
Apesar de a formação de coalizões de países em desenvolvimento não ser algo propriamente novo nas negociações comerciais multilaterais, o G-20 apresenta-se como ator propositivo ecentral nas tratativas. Foi responsável pela tabulação de várias propostas sobre os três pilares da negociação agrícola, tendo a grande maioria delas sido incorporada na arquitetura da negociação, bem como na definição dos níveis gerais de ambição da Rodada Doha.
Embora o setor agrícola tenha participação diferenciada nas exportações e na produção dos países do G-20, os Membros do agrupamentocoincidem sobre o efeito distorcivo da concessão de subsídios e a necessidade de reduzi-los, de modo a permitir que os países em desenvolvimento possam aproveitar plenamente suas vantagens comparativas na produção de gêneros agrícolas. Concordam, ainda, que o cumprimento do mandato agrícola de Doha é essencial para garantir tratamento adequado à dimensão do desenvolvimento na Rodada Doha.
Após a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Financeiro
  • Financeiro
  • Financeiro
  • financeiro
  • Financeiro
  • Financeiro
  • financeiro
  • Financeiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!