FINAL Artigo Sobre Dicion Rios Isabel E Rom Rio

3605 palavras 15 páginas
Dicionários: vilões ou mocinhos da Língua?

Isabel Cristina Silva Queiroz
Romário Nunes da Silva

RESUMO: Este artigo tem por objetivo trazer à tona algumas discussões sociais provocadas pela publicação de definições pejorativas em alguns dicionários de Língua Portuguesa. Primeiramente, selecionou-se e analisou-se alguns verbetes polissêmicos a partir de uma perspectiva semântico-etimológica, mostrando como a época e os costumes influenciam na forma de expressão verbal, e como isso pode dar origem a várias interpretações adversas e preconceituosas. Em seguida, fala-se sobre as formas como o léxico é disposto nos dicionários e em como os dicionaristas podem, a partir das definições publicadas em suas obras, alterar a forma como a sociedade lida com o diferente, podendo contemplar tanto o lado positivo quanto o negativo.

PALAVRAS-CHAVE: dicionário; palavras pejorativas; lexicógrafos.

Introdução

Propomos nesse artigo uma investigação em torno de alguns verbetes que adquiriram significados pejorativos ao longo do tempo e uso em sociedade, mas que, inicialmente, não eram usados com essa função. Sendo assim, dispomos no andar do desenvolvimento do texto diferentes definições de uma mesma palavra, para que sejam analisadas pelo leitor, precavendo-o sobre uma aplicação preconceituosa ou equivocada.
A escolha desse tema não se deu de forma casual para nós, já que a linguagem falada é essencial ao ser humano e é a partir dela que grande parte de nossas relações são construídas. Falar sobre língua e a forma como ela nos modifica todos os dias, a partir do momento em que começamos a falar até dizermos nossas últimas palavras, nos pareceu uma oportunidade única, já que ao longo de nossas vidas precisamos estar preparados para lidar com diferentes situações, inclusive desagradáveis, como ser mal compreendido ou ser vítima de uma ofensa verbal por conta da falta de bom-senso e empatia.
Sabe-se que, atualmente, o preconceito pode se fazer presente nas mais diversas

Relacionados

  • Inteligência artificial
    173775 palavras | 696 páginas
  • Livro Historia ES
    294690 palavras | 1179 páginas
  • Era dos extremos
    149738 palavras | 599 páginas
  • F S QU MAT E PORT
    194350 palavras | 778 páginas