filtro de linha com materiais recicláveis

Páginas: 6 (1474 palavras) Publicado: 21 de janeiro de 2015
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS NATAL - ZONA NORTE
CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA







JACKSON JOSINO DE MOURA







FILTRO DE LINHA









NATAL
JULHO/2014

JACKSON JOSINO DE MOURA








FILTRO DE LINHA

Trabalho apresentado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Rio Grande do Norte Campus Natal - Zona Norte, como requisito parcial para obtenção da nota do primeiro bimestre do curso Técnico em Manutenção e suporte em Informática, sob a orientação do Prof. Aílton Torres Câmara.









NATAL
JULHO/2014

Sumário
1 INRODUÇÃO 5
2 FILTRO DE LINHA 6
3 PROBLEMAS NA REDE ELÉTRICA 7
4.1 SUB-TENSÕES: 7
4.2 SOBRETENSÃO 7
4.3 SURTOS DE TENSÃO 84.4 SURTOS DE TENSÃO 8
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9



1 INRODUÇÃO
Os filtros de linha oferecidos no mercado não possuem muitos dos componentes necessário para a proteção dos equipamentos conectados a eles. Por isso funcionam somente como meras extensões elétricas e no máximo ajudando a aterrar os equipamentos, mas deixando passar varios surtos e interferências eletromagnéticas, geradas porequipamentos baseados em indutores, que estejam ligados à rede.
O presente trabalho é sobre filtro de linha, falaremos da sua função e como ele atua na nossa rede elétrica, os principais erros da nossa rede e porque eles são causados. É objetivo deste trabalho explicar o funcionamento do filtro de linha como ele pode ser um componente barato que pode ser substituído por outros.
Está organizadoem duas partes na primeira com ajuda de alguns autores tentaremos explicar como muitas vezes é melhor usar o filtro de linha do que outros equipamentos de proteção. Na segunda falaremos como e porque são ocorridos os erros mais comuns na rede elétrica.
A metodologia utilizada foi a pesquisa na internet, enriquecida com algumas intrevistas e com um pouco de conhecimento do autor.

2 Filtro delinha
Segundo rodrigues (2013) os filtros de linha são dispositivos equipados com um fusível, varístores, capacitores e indutores. O objetivo deste equipamento é evitar a passagem de altas correntes para os aparelhos nele conectados. Quando isso ocorre, o fusível “queima”, ou seja, corta a energia que alimenta o filtro. Os varístores, em combinação com capacitores e indutores, controlam a entrada delongos picos de voltagem, além de garantir filtragem contra altas frequências, produzidas por equipamentos como liquidificadores, batedeiras, alguns ventiladores, entre outros.

Figura 1 - Aspecto físico de um filtro de linha.
Disponível em: Acesso em: 12 Jul. 2014.
O filtro de linha proteger os equipamentos a ele ligados, de transientes e ruídos presentes na rede elétrica como transienteque é o período de instabilidade que todo circuito elétrico tem ao sofrer uma alteração brusca de energia, ruídos são interferências causadas na rede elétrica por emissão eletromagnética (EMI: eletromagnetic interference) e por emissões de rádio frequência (RFI: radio-frequency interference) essas interferências "poluem" o sinal elétrico alterando suas características, os principais agentescausadores de rfi são, os transmissores de rádio, TV, radioamadores, etc. Já as redes de alta tensão, lâmpadas fluorescentes, motores elétricos, máquinas de solda, relâmpagos, etc. Causa principalmente a EMI, e também RFI. Para filtrar essas interferências é usado um circuito lc (capacitores + bobinas) chamado “filtro passa Baixo”. Tem esse nome por oferecer resistência à passagem das altas frequências,e nada influir nas baixas. Como a frequência da rede elétrica é 60hz, usamos um filtro com frequência de corte acima desse valor. Geralmente esses filtros têm sua frequência de corte em torno dos 40khz. (Migeuel, 2011).

Figura 2 - Circuito típico de um filtro de linha. Disponível em: Acesso em: 12 Jul. 2014
Segundo o INMETRO (2010), o filtro de linha está entre um dos equipamentos mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filtros de Linha
  • material reciclavel
  • material reciclaveis
  • Materiais reciclaveis
  • Materiais Reciclaveis
  • Filtro de linha, no break e estabilizador
  • Filtro De Linha Gilton
  • Decomposições de materiais recicláveis (informal)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!