FILOSOFOSS

694 palavras 3 páginas
Escola Jônica: floresceu nas colônias jônicas da Ásia Menor. Seus expoentes estão preocupados em achar a substancia única, a causa, o princípio do mundo vário, múltiplo e mutável. Os jônios julgaram encontrar a substancia última das coisas em uma matéria única e pensaram que essa matéria estivesse imanente uma força ativa, de cuja ação derivariam precisamente a variedade, a multiplicidade e a sucessão de fenômenos na matéria una.
Tales de Mileto: foi o fundador da filosofia dos físicos, que tinha como centro de preocupação a investigação sobre fundamentos naturais e não mais as especulações teológicas e sobrenaturais, típicas de uma mentalidade mítica. Dedicou-se à Política, Matemática e Astronomia. Acreditava que a água era a substancia única de todas as coisas, ao ter a sensação de presença da água em tudo. Partindo da observação desses três estados em que encontramos a água, ele acreditava que a água pode se transformar ilimitamente. Desse ciclo de movimento nascem as diversa formas de vida.
Anaximandro de Mileto: fez o tratado Acerca da Natureza e estabelece como principio universal uma substancia indefinida conhecida como apeíron que é quantitativamente infinito e qualitativamente indeterminada em movimento perpétuo. Apeíron não esta preso a nenhum elemento palpável da natureza. E desse ilimitado, por um processo de separação derivam os diferentes corpos. Ele está em constante movimento e disso resulta uma serie de pares opostos que constituem o mundo.
Anaxímenes: estabelece como princípio o ar, a substancia determinada. Tudo provém do ar que é a respiração e a vida. O ar mantém unido o mundo inteiro. As diversas coisas que existem não passam de variações quantitativas desse único elemento.
Pitágoras: fundou uma comunidade de homens, mulheres e crianças, na qual os bens foram colocados em comum. Ensinava a concórdia e exigia segredo entre os seus membros. Os pitagóricos herdam dos predecessores a problemática do princípio, mas deslocam do plano físico

Relacionados