filosofo blaise pascal

Páginas: 6 (1402 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Lei de Pascal – Estudo da Hidrostática

A lei de Pascal, também conhecida por princípio de Pascal, foi formulada em 1653.
Segundo esta lei a pressão aplicada a um fluído fechado num recipiente transmite se uniformemente em todas as direções. Num fluído estático, a força é transmitida à velocidade do som ao longo do fluído,e esta força atua perpendicularmente a qualquer superfície interior, ouque contenha o fluído.A lei de Pascal é uma consequência imediata da equação fundamental da hidrostática e é utilizada na prensa hidráulica,nos pneus e em dispositivos semelhantes.
A utilização da lei de Pascal na prensa hidráulica tem a grande vantagem de permitir transformar forças pequenas noutras muito maiores.
Supondo um dispositivo formado por um recipiente que contém dois êmbolos, um comuma superfície pequena e outro com uma superfície muito maior. Quando se exerce uma força sobre o êmbolo de pequena superfície produz se em todo o líquido uma pressão de igual valor que faz com que sobre o êmbolo de maior superfície atue para cima uma força muito maior do que aquela que se exerceu para baixo sobre o êmbolo de superfície pequena.
Se a relação entre a área das superfíciesmencionadas for de 1:100, é possível, produzir com uma força de 10 N(Newton) aplicada ao êmbolo pequeno; uma força de 1000 N (Newton) no caso do grande.

Ciclóide
Conta-se que, numa noite em que sofria de uma dor de dentes, Pascal começou a pensar na ciclóide e quando se percebeu já a dor de dentes tinha desaparecido. Ele tomou isto como um sinal de Deus, e estudou a ciclóide mais profundamente.

Aciclóide é um arco formado a partir de um ponto numa circunferência, quando esta rola ao longo de uma superfície. Devido às suas propriedades foi a curva mais estudada durante dezessete séculos.Pascal descobriu certas áreas, volumes e centros de gravidade associados à ciclóide.
Algumas das suas propriedades descobertas no séc. XVII são:
o seu comprimento é 4 vezes o diâmetro da circunferência quea gera;
a área limitada pelo arco é o triplo da área do círculo que roda;
o ponto da circunferência que descreve a ciclóide assume diferentes velocidades;

Duas características interessantes desta curva são:
Se um objeto desliza sobre a curva, livre de atrito e sujeito à aceleração da gravidade, o tempo que demora para alcançar o ponto mais baixo da curva é sempre o mesmo. Independente doponto de partida do objeto. Por este motivo também se dá o nome de Tautócrona (tempos iguais).
Se várias curvas se unirem num determinado ponto com o ponto mais baixo da curva entre elas, a curva na qual o objeto demora menos tempo para vir do ponto de intersecção ao ponto mais baixo é a ciclóide. Devido a isto também se chama Braquistócrona (menor tempo).

O Triângulo de Pascal


O Traité duTriangle Arithmétique de Pascal foi escrito em 1653, mas só foi publicado em 1665. Pascal construiu seu "triângulo aritmético", onde qualquer elemento é a soma de todos os elementos da linha anterior situados exatamente acima ou à esquerda do elemento desejado.









Na terceira linha, 15=5+4+3+2+1. O triângulo é obtido desenhando-se a diagonal como na figura acima. Uma das aplicaçõesque Pascal fazia do seu triângulo era a determinação dos coeficientes binomiais. Por exemplo os números ao longo da quarta diagonal 1,3,3,1 são os coeficientes sucessivos da expansão de (a+b)3. Ele também o usava em suas discussões sobre probabilidade. Embora não tenha sido o primeiro a trabalhar com o triângulo, este tornou-se conhecido como triângulo de Pascal devido ao desenvolvimento eaplicações que fez de muitas de suas propriedades.





Pascal e a Religião
A existência humana nesta terra, para Pascal, é paradoxal, uma vez que muda de condição e de qualidade se é colocada em dois extremos opostos. Existe um dualismo presente em todas as coisas.
Nos pensamentos de Pascal a condição humana é colocada em relação: ele tanto pode ser como não ser. O tema de dois extremos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Blaise pascal
  • Blaise pascal
  • Blaise Pascal
  • Blaise Pascal
  • Blaise pascal
  • Blaise pascal
  • Blaise Pascal
  • BLAISE PASCAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!