FILOSOFIA

Páginas: 4 (959 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
TRABALHO SOLICITADO PELO PROF°________________________________________
PARA A DISCIPLINA : FILOSOFIA GERAL E DO DIREITO
ACADÊMICA: THAIS BORGES DA SILVA
TURMA: DIR. 141 A 1° SEMESTREDIREITO NOTURNO UNIVAG 2014

RELATÓRIO DO DOCUMENTÁRIO "JUSTIÇA" UM FILME DE MARIA AUGUSTA RAMOS

O Relatório refere-se ao filme Justiça, é produzido em forma de documentário, dirigido por Maria AugustaRamos, cineasta e diretora brasileira, ele é gravado no interior do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Dessa forma, o documentário consegue fazer uma análise do funcionamento da justiça criminalno Brasil, sendo exibido, através de certa imparcialidade, o cotidiano dos réus, polícia, defensoria pública, promotoria e dos O documentário Justiça, de Maria Augusta, faz um alerta para aineficiência do sistema judiciário brasileiro. Ao tentar mostrar o dia a dia das pessoas que convivem com toda a burocracia do judiciário, formado por juízes, promotores, defensores públicos, réus e seusfamiliares, faz analsarmos a extremas necessidade de se fazer uma reforma deste sistema.
A questão da verdadeira justiça no Brasil, é pura ilusão. Desde sua colonização, ele tem sido destinguido por umaimensa desigualdade socioe-conômica acompanhada pela desigualdade jurídica, onde concede privilégios à uma minoria elitista, e exclui a maior parte da sua população, havendo um profundo desrespeito aoprincípio constitucional de igualdade. A insensibilidade do juiz, e o estereótipo de criminoso ficam bem claros ao decorrer do filme. Tendo como “modelo de crimino” um individuo com baixaescolaridade, pobre e morador de favelas, fica quase mecanicista e totalmente distante a atuação dos servidores públicos.
É impossível ser eficiente um sistema superlotado. Na primeira cena, tendo como réu umparaplégico, acusado de ter cometido crime e em seguida pulado de um muro para fugir dos policiais, as únicas testemunhas foram os mesmos, o juiz só se deu conta do fato no final do inquérito, quando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • filosofia
  • filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!