Filosofia

Páginas: 11 (2623 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
1. Trabalho como tortura?
Quase todas as pessoas têm um sentimento de desânimo diante do trabalho. A própria palavra trabalhar deriva do latim tripaliare, que nomeava o tripálio, um instrumento formado por três paus, próprio para atar os condenados ou para manter presos os animais difíceis de ferrar. A origem comum identifica o trabalho à tortura.
2. A humanização pelo trabalho
Por mudarconforme a época e o lugar, a cultura humana “faz história”, isto é, as gerações conservam certas práticas aprendidas e modificam outras. É pelo trabalho que a natureza é transformada; surgem as instituições como a família, o Estado, a escola; obras de pensamento como o mito, a ciência, a arte, a filosofia.
O ser humano se faz pelo trabalho, com ele ninguém permanece o mesmo, porque ele modifica,enriquece a percepção do mundo e de si próprio.Como condição de humanização, o trabalho liberta, ao viabilizar projetos e concretizar sonhos. Ele será a possibilidade da superação dos determinismos. Nesse sentido, a liberdade humana não é dada, mas resulta da ação humana transformadora.
Nem sempre, porém, prevalece essa concepção positiva, sobretudo quando as pessoas são obrigadas a viver dotrabalho alienado, que resulta de relações de exploração.
3. Ócio e negócio
Nas sociedades tribais, as pessoas dividem tarefas de acordo com sua força e capacidade. Como a divisão das tarefas se baseia na cooperação e na complementação e não na exploração, tanto a terra como os frutos do trabalho pertencem a toda comunidade.
Para Rousseau, a desigualdade surgiu quando alguém, ao cercar um terreno,lembrou-se de dizer “Isto é meu.”, criando assim a propriedade privada. Nesse momento, abriu-se caminho para a divisão social, as relações de dominação e a desigualdade apropriação dos frutos do trabalho. A divisão entre aqueles que mandam e os que só obedecem e executam é chamada de dicotomia (divisão em duas partes) entre a concepção e a execução do trabalho.
Há aqueles que até hoje admitem ser“natural” essa divisão de funções. A sociedade descobre mecanismos para manter a divisão, não conforme a capacidade, mas sim de acordo com a classe a que cada um pertence. Um dos indícios da divisão social era a educação, por ser um privilégio dos proprietários. O significado da palavra escola na, Grécia antiga, era “o lugar do ócio” (arte de bem falar).
4. Uma nova concepção de trabalho
Até aIdade Média, a riqueza se restringia à posse de terras, mas no final desse período e durante a Idade Moderna, as atividades mercantis e manufatureiras desenvolveram-se a tal ponto que a riqueza passou a significar também a posse de dinheiro, provocando a expansão de fábricas que culminou com a Revolução Industrial no século XVIII, a máquina passou a exercer grande fascínio.
• As teorias damodernidade (renascentistas)
Francis Bacon, com seu lema “saber é poder”, critica a base metafísica da física grega e medieval e realça o papel histórico da ciência e do saber instrumental, capaz de dominar a natureza. Rejeita as concepções tradicionais de pensadores “sempre prontos para tagarelar”, mas que “são incapazes de gerar, pois a sua sabedoria é farta de palavras, as estéril em obras”. Numalinha semelhante, Descartes afirma que é possível chegar a conhecimentos que sejam muito úteis à vida, e em vez dessa filosofia especulativa, pode-se encontrar uma outra prática.
Começa aí o ideal prometeico da ciência. Bacon e Descartes destacam que a ciência e a técnica são capazes de “domina a natureza”. Estava ocorrendo uma mudança de enfoque na relação entre o pensar e o fazer.
Quais asconsequências das ideias liberais para o trabalho? Foi instituído o contrato de trabalho entre indivíduos livres, o que significa o reconhecimento do trabalhador no campo jurídico. Uma das novidades das ideias liberais é a valorização do trabalho.
John Locke disse: desde que o trabalho é propriedade exclusiva do trabalhador, nenhum ouro homem pode ter direito ao que se juntou, pelo menos quando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • filosofia
  • filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!