filosofia

Páginas: 14 (3413 palavras) Publicado: 12 de agosto de 2013

Índice













1.INTRODUÇÃO

O presente trabalho intitula-se “Ética na política: uma questão não-pacífica” por motivos óbvios inerentes ao assunto abordado; e também pela imanência do cumprimento do tema consedido pelos docêntes, sobretudo pelo conteúdo análogico do problema político e ética. O pensamento do Cultrera desencadeia variadas faculdades de interpretação e dever a política segundo ética, pois tenta-se fazer competir da responsabilidade de trazer este trabalho de forma sumária e concôrdante aos pensamentos prevalecente dos autores que ele expõem.
Enquanto a política clássica tinha a função de assegurar a felicidade e a virtude. E para os pensadores da idade média era uma preparação dos homens para o reino de Deus. Para Maquiavel pai da políticamoderna, o Estado passa a ter suas próprias características, segue sua técnica e suas leis, ora a política em Maquiavel visa somente conquistar e manter independentimente dos meios desde que se chegue a esse fim supracitado. Pensamentos estes que são herdados por muitos pensadores mas não na sua íntegra trazendo assim pressupostos de não-pacíficação de ética e política.
Por estar o tema do trabalhoinerentimente imerso á compreensão, é de se relevar o embaraço tido na interpretação, construção do teor dos sub-temas criados, isto pela complexidade da estrutura e linguagem usada pelo próprio Culthera e autores que os intérpreta, contudo sem querer-se negar a possibilidade de imperfeição ou iquívocos.
Para produção deste trabalho recorreu-se a obra bibliográfica do autor em questão e para algumaselucidações de caractér explicativo recorreu-se por via alternativa ao dicionário filósofico, todas fontes são referênciadas na bibliografia. E através destas fontes, forma-se um anexo de sub-temas, que principia com a introdução do entendimento do grupo sobre a relação ou não relação da ética-política apartir dos primórdios que são destacados pelo Francesco Cultrera e subjectivamente se expõem opensamento político de cada um e tenta-se buscar uma possível linha de união entre ambos, desde o Erasmo de Roterdão até ao pensamento pós-moderno.
2.Opiniões divergentes
Ao discutirmos ética na política, quase sempre vem à tona interesses de minorias e especulações, por isso, com muita assiduidade, dá-se mais ênfase à dignidade da pessoa, ou seja, as concepções teóricas priorizam certasactividades humanas em detrimento de outras.
“A existência de uma ética que enerve a política não é opinião pacífica nem junto ao cidadão comum, nem junto ao estudioso de política ou especialista em ética. O cidadão comum parte de sua experiência imediata: os políticos não são sencíveis à ética; em política, a disputa nã dispensa golpes baixos; o político fiel à ética tornar-se-ia imediatamente alvo dediscussão”(CULTRERA;1999: p43).
Vários autores que tratam da ética e política, buscam compreender se é possível a compactibilização destes dois conceitos? E se é necessário e/ou obrigatório que os políticos sejam éticos?
Norberto Bobbio faz notar uma dificuldade de conciliar esses dois conceitos, e para ele o problema está na conjunção “e”. Este adere a uma solução dual e diz que:
SegundoCultrera, a moral pessoal é expressa por uma norma absoluta, que não conhece excepções (...) enquanto a moral política assenta-se na responsabilidade, nos efeitos da acção política, na eficácia dos meios para alcançar fins preciosos.
Alguns pensam que ética e política não se misturam, pois são incompatíveis, outros buscam os resultados a qualquer custo, ou seja, minimizam os actos políticos aqualquer avaliação moral, acham que ela está restrita à vida privada, dissociando o indivíduo da sociedade.
Nesta visão sobre a relação entre ética e política os autores desconsideram que a moral também seria um factor social, que não se pode limitar na consciência dos indivíduos. Assim, não se leva em conta que a política nega ou afirma uma certa moral, pois parece que política é avaliada pelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • filosofia
  • filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!