Filosofia

Páginas: 2 (292 palavras) Publicado: 15 de maio de 2012
Contagem
2011
A METODOLOGIA DA ÉTICA

Em primeiro momento, Aristóteles com o objetivo do conhecimento do sujeito, inicia uma metodologia em torno da discussão, com ointuito de se chegar a uma didática diferente de como outrora Sócrates abordou.
Diferentemente das ciências teóricas, o estudo feito por Aristóteles nos mostra que paraser ético não se trata somente ter o conhecimento, é preciso agir, é preciso colocar em prática todo conhecimento adquirido, entretanto, mesmo que não se tenha conhecimento épossível ser ético e agir corretamente, a atitude ética está ligada com o ethos em que o indivíduo também tem a possibilidade de agir conforme seus costumes e hábitos.Referir-se a ética é também falar do sentido político, pensando na coletividade, na sociedade em geral, porém no sentido político é necessário com que o indivíduo se submeta aum autocontrole de suas paixões, sabendo-se que a paixão encontrando-se no seu controle ela impulsiona com que o indivíduo também aja sua razão, dentro do campo dacontingência encontrada no âmbito social.
Aristóteles na sua discussão relata que não é da natureza do homem ser ético, mas quando se faça necessário. Aristóteles então, partindodeste ponto trata a ética como uma atitude do ser de conhecer, ser e de principalmente agir.
Aristóteles, também enfatiza o fato de que mesmo agindo com o pleno uso da razão ecom o controle das paixões que nos impulsionam, não são suficientes para se chegar a ética, onde, as leis quem as ditam são os livres, trata-se então de uma liberdadeinterna.
Enfim, o agir em relação à ética independe do conhecimento, é um fato que depende de uma questão puramente prática. Pode-se agir e não conhecer e conhecer e não agir.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • filosofia
  • filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!