Filosofia

Páginas: 2 (446 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2011
1 a http://www.brasilescola.com/brasil/historia-do-petroleo-no-brasil.htm
1 b http://www.petrobras.com.br/pt/energia-e-tecnologia/tecnologia-e-pesquisa/
Surgimento do petróleo
Há inúmeras teoriassobre o surgimento do petróleo, porém, a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longode milhares de anos. Substância inflamável possui estado físico oleoso e com densidade menor do que a água. Sua composição química[->0] é a combinação de moléculas de carbono e hidrogênio(hidrocarbonetos).
Petróleo no Brasil
No Brasil[->1], a primeira sondagem foi realizada em São Paulo, entre 1892-1896, por Eugênio Ferreira de Camargo, quando ele fez a primeira perfuração na profundidade de488 metros; contudo, o poço jorrou somente água sulfurosa. Foi somente no ano de 1939 que foi descoberto o óleo de Lobato na Bahia.
A Petrobras foi criada, em 1954, com o objetivo de monopolizar aexploração do petróleo no Brasil. A partir daí muitos poços foram perfurados. Atualmente, a Petrobras está entre as maiores empresas petrolíferas do mundo.
O petróleo é uma das principaiscommodities[->2] minerais produzidas pelo Brasil.
http://www.estadao.com.br/especiais/a-exploracao-de-petroleo-no-brasil,1876.htm
1 c Gás Natural
O mais limpo dos combustíveis fósseis, o gás natural possuicaracterísticas que favorecem uma maior durabilidade aos equipamentos que o utilizam e reduzem os impactos ambientais.
Outro diferencial do gás natural é a baixíssima emissão de dióxido de enxofre e deresíduos do processo de combustão presentes na fumaça.
Acompanhando a tendência mundial de aproveitamento de combustíveis mais limpos, investimos na expansão da rede de distribuição e em novastecnologias que estimulem a oferta e o consumo de gás natural.
Versátil, o gás natural pode ser utilizado em aplicações domésticas, industriais e automotivas, substituindo a gasolina, o etanol, o óleo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • filosofia
  • filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!