Filosofia E Tica Ad1

391 palavras 2 páginas
Administração Pública
Filosofia e Ética- 6º período
Ingrid Rohem Araujo Silva
Matrícula: 13113110322
Atividade Avaliativa I

1- Com base no texto apresentado, qual o motivo prático que levou os gregos a inventarem a filosofia, uma forma de saber que pretende ser neutra, objetiva, universal, única, distinta da religião e do senso comum?

A filosofia tem uma história de mais de dois mil e quinhentos anos, nascida na Grécia Antiga, onde se consolidou e tornou-se uma das principais marcas da civilização ocidental. Ela nasceu de mentes que vivenciaram momentos críticos, onde o homem buscava por si verdades, as quais os conceitos antigos já não conseguiam sustentar seus princípios e seus argumentos. O motivo que levou os gregos a inventarem a filosofia foi essa necessidade de obter respostas, reais e objetivas, que estivessem fundamentadas em argumentos sólidos acerca de questões relacionadas ao cotidiano, que viessem abranger de uma forma única, neutra e de validade universal.

2- Procure descrever o que se entende por filosofia no senso comum. Pergunte a algumas pessoas conhecidas, e verifique qual a diferença com o conceito que os gregos deram à filosofia.

De acordo com o senso comum, a filosofia são conhecimentos repassados de uma geração para outra, nasce do esforço que os seres humanos normalmente fazem para resolver os problemas práticos e imediatos ocorridos no dia a dia. Relaciona valores morais, a verdade, a existência humana, no intuito de fazermos indagações filosóficas, no qual são conceitos significativos e valores adquiridos espontaneamente, pela convivência no ambiente em que vivemos. A diferença da filosofia no senso comum com o conceito que os gregos deram à filosofia é justamente a evolução do sentido do saber racional do mundo, diferentemente do saber racional do mundo fantasioso, irracional, incoerente e impreciso.

3- Qual a comparação que podemos fazer entre a filosofia e a ciência moderna, que também defende, tantas vezes, a neutralidade e

Relacionados

  • Administração
    30527 palavras | 123 páginas
  • Plataforma robótica multi-funcional
    38683 palavras | 155 páginas
  • anderson
    67722 palavras | 271 páginas
  • Pesquisa de CAmpo
    74378 palavras | 298 páginas