Filosofia - Perguntas e respostas

Páginas: 7 (1662 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
1 – O homem experimenta o mundo atraves de qual mecanismo? Justifique.
podemos dizer que o homem alcançaria a virtude por meio do conhecimento, o conhecimento reside no interior do homem, assim, a partir do “conheça a si” o homem conheceria também o mundo que está entorno dele. Assim o homem questionaria tudo ao seu redor, em busca de conhecimento, e geraria um novo conceito sobre o objeto deestudo, porém, ao chegar neste ponto, deveria questionar novamente para o surgimento de algo novo.

2 – Sem o prazer existe a figura da felicidade na visão epicurista?
A Felicidade é alcançada por meio do controle dos medos e dos desejos, de maneira que seja possível chegar a um estado de prazer estável e equilíbrio e, consequentemente, a um estado de tranquilidade e a ausência de perturbações,pois, há prazeres maus e violentos, decorrentes do vício e que são passageiros, provocando somente insatisfação e dor. Mas também há prazeres decorrentes da busca moderada da Felicidade.

3 – Qual relação entre prazer e justiça na visão epicurista?
A reflexão epicurista sempre se reporta à experiência, isto é, à empiria como o guia seguro no conhecimento e na ação. Em relação à ação e,portanto, no campo da ética, os critérios de verdade são as afecções, as “paixões” de prazer e dor. São elas que nos permitem pesar ou medir a correção dos nossos atos quanto ao que buscar e ao que repelir.Basicamente, escolhemos o prazer e repudiamos a dor. É o prazer que nós identificamos como o bem primeiro e inerente ao ser humano, em razão dele praticamos toda recusa, e a ele chegamos escolhendotodo bem.

04- Qual a relevância da justiça “cristã”, para nossa sociedade?
Assim, para além do que o homem institui como o justo e o injusto, existe uma justiça que se exerce de acordo com regras espirituais, ou seja, de acordo com a lei divina. Esta se distancia da lei humana no sentido de que aquela é universal, inexorável, perene,irrevogável. Estar diante de uma justiça divina significa estardiante de uma justiça presidida por Deus, aplicada por esse mesmo Deus. Aquele que povoa o Universo de regras é Aquele mesmo que executa essas regras e, mais que tudo, que segundo essas regras julga pelos seus atos cada alma." A justiça cristã, bíblica, busca uma realização futura e não atual. Todavia a influência da justiça cristã vem, progressivo, diminuindo, pois o avanço das ciências começama ganhar, cada vez mais, força dentro da sociedade e, também, em busca de melhorias na sociedade.

05- O que é a ciência theologica?
A ciência teológica estuda o ser de Deus, na medida em que pode ser alcançado. Não se esquece nunca que Deus é um mistério, não é um objeto do qual se possa dar informação como dos outros seres. Que a Teologia é a ciência de Deus significa que tudo se trata nelaprincipalmente desde o ponto de vista divino.

06- O que é a lex aeternam e lex temporalem?
A lex aeterna é o plano racional de Deus, a ordem do universo inteiro, pela qual a sabedoria divina dirige todas as coisas para seu fim. E o plano da Providência conhecido unicamente de Deus e de poucos eleitos. Entretanto, ha urna parte dessa lei eterna da qual, como natureza racional, o homem éparticipe.A lex temporalem é a lei humana que condenou o Cristo, o que foi feito com base na própria opinião popular dos homens de seu tempo, é a justiça cega e incapaz de penetrar nos arcanos da divindade.

07- Qual a relação do livre-arbítrio e liberdade?
Livre-arbítrio é a capacidade que toda pessoa tem de reconhecer o que é certo e o que é errado e optar por um dos dois. Liberdade é sua capacidadede seguir suas escolhas. Não a noção de certo e errado envolvida aqui. Liberdade é fazer o que se quiser, desde que se respeite a capacidade dos outros de fazerem o mesmo.

08- Explique a três acepções do termo “lex” em Tomás de Aquino?
lex naturalis (lei natural), que representa Suas decisões sobre a ordem natural de tudo (por exemplo, que homens e mulheres devem ter filhos) e a lex divina...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia
  • Filosofia Perguntas E Respostas NP2
  • Perguntas e respostas de Filosofia
  • PERGUNTAS E RESPOSTAS HERMENEUTICA E FILOSOFIA
  • Filosofia do Direito
  • Perguntas e Respostas Filosofia UNIP
  • O que é Filosofia? (Perguntas e respostas)
  • Perguntas e respostas filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!