Filosofia Do HST

Páginas: 6 (1395 palavras) Publicado: 30 de março de 2015
Objectivos
Geral
Filosofia do HST
Especificos
Dar a entender o significado do HST
Difinir a prevencao
Descrever os acidentes de trabalho
Descrever as consequencias prar a entidade empregadora
Fazer a analise do risco
Descrever a valoracao de riscos
Introducao
O enfoque sistémico contemporâneo perfilhado pelos domínios da Hingiene a Segurança no Trabalho constitui-se como o corolário de todoum processo evolutivo, quer ao nível da perspectivação destas questões no seio das organizações, quer dos próprios modelos lógicos de gestão operacional.
A Hingiene e Seguranca no Trabalho era tradicionalmente baseada em factores de negatividade que não reflectem os elementos críticos de sucesso, quase que exclusivamente, nas questões da sinistralidade laboral, enquanto que na maioria dossistemas os indicadores de gestão seleccionados e utilizados perfilham positividade, isto é, dizem respeito a ganhos.
Daí que, com o presente estudo se tenha tentado preparar uma matriz que fosse capaz de reflectir o desempenho estrutural em matéria de HST de uma organização. Esse objectivo foi conseguido, com o modelo proposto a reflectir sobre a Hingiene e Segurança no Trabalho.



Falar de Hingienee Segurança no Trabalho (HST) Esse diploma consagrou e enquadrou o regime jurídico da segurança, higiene e saúde no trabalho, preenchendo um vazio jurídico até aí existente.
A porcausa das necessidade do HST nos anos 80 do século passado, houve um aumento substancial da ocorrência de acidentes de trabalho e doenças profissionais; As entidades empregadoras passaram a ser obrigadas a cumprir comos princípios essenciais de prevenção, e a implementar planos ou sistemas de Higiene e Segurança no Trabalho (HST) que abrangessem todos os seus trabalhadores.
O novo quadro tinha como linhas mestras os seguintes princípios:
- O empregador é responsável pela prevenção;
- Os riscos são múltiplos. Nem todos os riscos são físicos;
- A prevenção é o pilar base da segurança e assenta em princípiosgerais;
- O trabalhador é uma componente essencial da política e cultura organizacional.
2. Prevenção e Protecção
Assim, identificação de riscos, exercícios de evacuação, materiais de primeiros socorros, medidas de protecção colectiva, entre outros foram termos , deixaram de ser apenas palavras ao vento e passaram a ser realidades palpáveis na maioria das empresas.
O que é a prevenção?
Na verdade,prevenção e protecção são duas realidades complementares e não exclusivas. A primeira pode ser definida como “conjunto de medidas e acções cautelares tendentes a eliminar ou limitar as consequências de um acidente antes que este se produza”; a segunda, por seu turno, é entendida como o “conjunto de medidas e acções destinadas a preservar ou minimizar as consequências de um acidente quando esteacontece”.
3. Acidentes de Trabalho
Os princípios gerais de prevenção são os seguintes:
- Evitar/eliminar os riscos inerentes ao local de trabalho;
- Avaliar com rigor os riscos não anuláveis;
- Diagnosticar a origem dos factores de risco e as suas consequências;
- Combater os riscos na sua origem;
- Adaptar o trabalho ao homem, e não o inverso.
É relevante frisar que, se a prevenção for bemefectuada, não será necessário colocar à prova os mecanismos de protecção empregues (embora estes tenham sempre de ser empregues).
A Lei 100/97, de 13 de Setembro, que aprova o novo regime jurídico dos acidentes de trabalho e doenças profissionais apresenta as seguintes definições para acidente de trabalho e local de trabalho:
Acidente de Trabalho è Aquele que se verifique no local e tempo de trabalho,produzindo, directa ou indirectamente, lesão corporal, perturbação funcional ou doença de que resulte na redução da capacidade de trabalho ou de ganho, ou a morte.
Local de Trabalho, Local onde possa ocorrer o acidente de trabalho. No caso de ocorrer acidente no trajecto casa-trabalho, considera-se acidente de trabalho.
O conceito de acidente de trabalho conjuga três elementos fundamentais que se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hst-
  • HST
  • Hst
  • Hst
  • HSTS
  • HST
  • Trab hst
  • Introdução hst

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!