Substantivo

Páginas: 11 (2576 palavras) Publicado: 30 de março de 2015
Substantivo é toda a palavra que designa um ser, coisa ou substância. Ele dá nome ao adjetivo. O substantivo pode ser flexionado em gênero, número e grau. 
Classificação
Os substantivos podem ser classificados em:
Comuns e próprios
Comuns são aqueles que dão nome a espécie: pessoa, rio, planeta;próprios são aqueles que designam um indivíduo da espécie: João, Amazonas, Marte. Concretos e abstratos
Concretos são aqueles que designam os seres propriamente ditos, isto é, os nomes de pessoas, de animais, vegetais, lugares e coisas: homem, cão, árvore, Brasil, caneta; abstratos são aqueles que designam ações, estados e qualidades: beleza, colheita, doença, bondade, juventude. 
Coletivos
São substantivos comuns que, no singular, designam um conjunto de seres ou coisas da mesma espécie. Nosubstantivo coletivo, trata-se de um único ser uma pluralidade de indivíduos: elenco (conjunto de atores); matilha (conjunto de cães de caça). Etc. 
Primitivos e derivados
Primitivos são aqueles de que derivam outros vocábulos: ferro é um substantivo primitivo porque dele derivam outras palavras (ferreiro, ferraria, ferradura); derivados são aqueles que procedem de outras palavras (guerreiro éderivado por vir de guerra, guerra + eiro). 
Simples e composto
Simples são aqueles substantivos constituídos de um só radical: casa, casarão; compostos são aqueles formados na união de dois ou mais radicais: boca-de-leão, couve-flor, passatempo. 
Singular: é a forma não flexionada do substantivo, que indica apenas um ser: casa, homem, doce;
Plural: é a forma flexionada, que indica mais de um ser:casas, homens, doces. 
Substantivos sobrecomuns: denominam-se sobrecomuns os substantivos que têm um só gênero gramatical para designar pessoas de ambos os sexos: o apóstolo, o cônjuge, a criança, a testemunha, etc.
Substantivos comuns de dois gêneros: alguns substantivos possuem uma só forma para os dois gêneros, mas distinguem-se o masculino do feminino pelo gênero do artigo: o agente, a agente;o colega, a  colega; o gerente,  a gerente; o presidente. A presidente; o mártir, a mártir; etc.
Conjunção
Conjunção é uma das classes de palavras definidas pela gramática geral. As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações ou dois termos de mesma função sintática, estabelecendo entre eles uma relação de dependência ou de simples coordenação.
Exemplos:Portanto, logo, pois, como, mas, e, embora, porque, entretanto, nem, quando, ora,  que, porém, todavia, quer, contudo, seja, conforme.
Quando conectam duas orações que apresentem diferentes níveis sintáticos, ou seja, uma oração é um membro sintático da outra, são chamadas de conjunções subordinativas.
Saiba que:
As conjunções "e"," antes", "agora"," quando" são adversativas quando equivalem a "mas".
Carlosfala, e não faz. O bom educador não proíbe, antes orienta.
“Quando é conjunção explicativa,”, pois” vem, geralmente, após um verbo imperativo e sempre no início da oração a que pertence.

Aditivas
As aditivas estabelecem uma relação de ligação entre duas orações (ex.: e, nem, mas também, como também, além de (disso, disto, aquilo), tanto... quanto, bem como).Fabio jogou bola e descansou.

Adversativas
. As copulativas ou adversativas ligam duas orações ou palavras, expressando idéia de contraste ou compensação. Também pode gerar um sentido de conseqüência a algo dito anteriormente (ex.: mas, porém, todavia, entretanto, no entanto, senão, não obstante, contudo, etc.).
Obs.: antes das Conjunções adversativas a vírgula é obrigatória.
Ia àigreja, porém não seguia os mandamentos.
Conclusivas
As conclusivas ligam a oração anterior a uma oração que expressa idéia de conclusão ou conseqüência. Servem para dar conclusões às orações (ex.: logo, por isso, pois (depois do verbo), portanto, por conseguinte, assim).
Não estudou, logo não passou na prova.
Explicativas
As explicativas ligam a oração...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Substantivos
  • substantivo
  • substantivo
  • substantivo
  • SUBSTANTIVO
  • Substantivos
  • substantivo
  • Substantivo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!