Filosofia da Contabilidade

Páginas: 6 (1455 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Filosofia da Contabilidade

1. Introdução
Uma abordagem filosófica em nosso conhecimento é uma atitude plausível e imprescindível, além de justa, ainda mais no tempo hodierno no qual existe um “sincretismo” ou “sincretismo científico”, que invade os campos demarcados de nosso conhecimento, emitindo um amalgama surpreendente de visão cientifica que confunde a verdadeira visão contábilrelacionada com seu verdadeiro objeto, exigindo uma ostentação rigorosa da certeza e qualidade de nosso método e objeto de estudos e indagações.
Este trabalho tem o intuito de buscar uma posição filosófica do conhecimento contábil, explicando, interpretando e discutindo o seu método, o seu objeto de estudos e seu grau de rigorosidade, sua evolução no tempo, suas doutrinas, suas concepçõesmodernas e a sua qualidade gnosiológica, que surgiram como um produto de reflexão e maturidade dos insignes pensadores da história contábil.
2. O que é a filosofia
A filosofia é considerada como uma visão sublime do conhecimento, ultrapassando aquela forma vulgar de interpretação para buscar uma abordagem mais avançada e perfeita. Ela é uma disciplina teórica e com interesses práticos.Segundo Manoel da Silva Santos a filosofia provem do termo grego “Theos” que significa Deus, ou seja, a teoria é uma visão divina, profunda, espiritual daquilo que se vê com os olhos físicos. Acima de tudo isso, a filosofia é uma atitude pois exige ação e postura da parte de quem contextualiza e aborda determinado tipo de conhecimento.
Para a maioria a filosofia é inútil. Aquelesque se consagram á ciência, especialmente á contabilidade, devem adotar a postura filosófica para a busca da razão de sua pratica e conhecimento, portanto o futuro de nosso conhecimento seguramente estará na cultura e intelectuação do profissional contábil.



3. Ciência, Filosofia e a Ciência da Filosofia
A filosofia é o início e o fim de uma ciência, ou seja, ela é a base, o pontomais alto de um conhecimento. Nunca existiu uma ciência que não se tenha derivado da filosofia e nunca existira. Então, toda ciência se deriva e termina na filosofia. Ela é o alfa e o ômega de um conhecimento humano organizado.
A filosofia é conhecida como a mãe de todas as ciências, pois todos os tipos de conhecimentos estavam fundidos em um só nas mentes dos filósofos. Coube aGalileu-Galilei a ruptura da ciência com a filosofia. Galileu criou uma nova forma de pensar, ou seja, com um objeto selecionado abstratamente em um universo ou em uma realidade. Ele havia criado também o método, o caminho experimental para a busca das certezas em torno dos fenômenos. Portanto as ciências passaram a ser analíticas e recortes da filosofia, ou partes de um conhecimento geral. Toda ciência éespecifica a um tipo de método, finalidade, função e objeto. De Galileu em diante, a ciência se separou da filosofia, não totalmente, pois tal condição prejudicaria a própria ciência.
A filosofia sempre estará se prendendo ás causas racionais do próprio pensamento humano sem se limitar nas mesmas, alcançando a metafísica, a ideia crítica-racional, a meta-filosofia, a metagnose e a extralogicaque ultrapassam as formas convencionais de se pensar.
4. Filosofia da Contabilidade
A contabilidade como ciência autônoma possui a sua filosofia quando busca a interpretação do seu objeto, método, e ângulo de visão. De acordo com Mais, o objeto e panorama global da filosofia contábil seria: A filosofia da contabilidade existe, portanto igual á filosofia das outras ciências: que,indubitavelmente, também a contabilidade, enquanto ciência tem uma filosofia sua que nada mais é senão aquela que possui por objeto o porquê da existência desta ciência, o seu território, a sua problemática: o problema epistemológico é aquele que reconhece as fontes, os fundamentos, os métodos de desenvolvimento, os critérios de controle dos conhecimentos que se reputam certos ou estabelecidos a torna-lo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia da contabilidade
  • A filosofia na contabilidade
  • FILOSOFIA DA CONTABILIDADE
  • filosofia da contabilidade
  • A filosofia e as filosofias
  • Filosofia
  • Filosofia
  • Filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!