Filolsofia - decartes e bacon

708 palavras 3 páginas
René Descartes & Francis Bacon
Metodo Cientifico
Filosofia Moderna
A Filosofia Moderna se desenvolveu entre os séculos XV e XIX.
Este período foi marcado por intensas mudanças culturais, sociais, religiosas e econômicas.

Descartes
Penso, logo existo...
Bibliografia:
Nascido em La Haie (França) em 1596, é considerado o inaugurador da época moderna da história da filosofia e primeiro representante da corrente racionalista, tendo colocado como núcleo da pesquisa filosófica o problema do conhecimento.Opondo-se veementemente à tradição escolástica de influência aristotélica, Descartes, sob inspiração do rigor demonstrativo das deduções matemáticas, foi movido pela preocupação de encontrar um fundamento absoluto e irrefutável para as ciências, que pudesse simultaneamente servir-lhes de princípio unificador, na tentativa de criar um sistema universal do saber.
Método:
Se o bom senso e a racionalidade, são inerentes ao homem, o que explica a ocorrência do erro?
Segundo o autor, o erro ocorre devido ao mau uso da razão. Torna-se então necessário, um método (caminho) para nos guiar na obtenção de conhecimento.

Regras do método:
• 1ª - Regra da evidência
Jamais aceitar algo que não seja evidente

• 2ª - Regra da análise
Dividir o problema em partes para melhor resolvê-lo

Racionalismo:
O racionalismo é a corrente filosófica que iniciou com a definição do raciocínio que é a operação mental, discursiva e lógica. Este usa uma ou mais proposições para extrair conclusões se uma ou outra proposição é verdadeira, falsa ou provável. Essa era a ideia central comum ao conjunto de doutrinas conhecidas tradicionalmente como racionalismo.

Conclusão:
• Dividir a dificuldade, ir do simples ao complexo, efetuar enumerações completas, é o que observa rigorosamente um geômetra quando analisa um problema em suas incógnitas. • O método cartesiano é racional: há uma primazia do pensamento que perpassa pela obra. • O método é universal, ou seja: aplica-se em

Relacionados