Filme bicho de sete cabeças

Páginas: 5 (1108 palavras) Publicado: 26 de julho de 2012
INESM

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE MILHÃ

CURSO: Serviço Social

DISCIPLINA: Psicologia Social I

PROFESSOR: Jardelson Brito

ALUNO: Jânio Pinheiro

Milhã-ce
O normal e o patológico
(Filme Bicho de Sete Cabeças)

O conceito de normal foi cunhado ao longo dos anos, dos séculos e em geral é usado para se referir a comportamentos que seguem a norma, o padrão, ou seja,aquilo que a sociedade elege como certo e correto; é um conceito claramente cultural e, de certa forma, quantitativo, pois seleciona aqueles comportamentos que são característicos da maioria e os elege certos, sendo, portanto, a minoria, o errado, o anormal. Essa definição se dá por oposição, uma vez que se estabelece aquilo que é (o conceito de normal) e, por contraposição, define-se aquilo que não é(conceito de normal), dessa forma, o patológico é visto como aquilo que se contraria ao normal; é esse conceito que a teoria psiquiátrica se propõe a defender e é colocado em xeque pelo Devereux, em seu livro: “Essais d'Ethnopsychiatrie Générale”.Evidentemente, um conceito bastante frágil e dotado de inconsistências. No entanto, há outras definições e entendimentos acerca do que é normal e do queé patológico.

Está claro, pois, que a questão da normalidade e patologia (ou anormalidade) é uma questão ainda delicada e confusa. É nesses termos que o filme “Bicho de 7 Cabeças” se desenvolve. A história é centrada na família de Neto, adolescente que vive em uma família de estrutura frágil e complicada, mas não é esse o foco da discussão, talvez não numa esfera de maior ou de primeiraordem, mas a relevância está no fato de que a questão do normal e patológico surge quando o pai do Neto descobre no casaco dele um cigarro de maconha. A partir daí, um ciclo de acontecimentos surge, ocasionando sua internação em um hospital psiquiátrico. Isso explica o nome do filme e suscita novamente o debate acerca do que é normal e do que é patológico e como esse conceito é concebido nasociedade geral e no âmbito profissional da psicologia.

O pai de Neto, ao encontrar um cigarro de maconha no bolso do casaco de seu filho, toma uma decisão que se mostrou perigosa no decorrer do filme: internar o rapaz em um hospital psiquiátrico, decisão esta que tem apoio do resto da família (irmã, sobretudo ela, e a mãe, apesar de todo o sofrimento que ela demonstra ao compactuar com ainternação do filho). Evidentemente, Neto estranha a internação e pede a todo momento que seja libertado daquele ambiente que para ele é estranho, inóspito, diferente.
Não sendo atendido, tenta fugir na primeira oportunidade que lhe aparece, o que resulta em fracasso, dadas as condições físicas (dopado, cansado e frágil) em que se encontrava.

Passado algum tempo no hospital psiquiátrico e,portanto, ter vivido experiências confusas e conturbadas ali, Neto é tirado de lá por seu pai. Contudo o rapaz passa a desenvolver comportamentos adversos: certo grau de melancolia, ansiedade, etc. O mais notável dá-se quando estava namorando uma garota e, de repente, quebra o espelho do local onde estavam. A partir daí, segue-se um conjunto de ações que culminam em uma nova internação do Neto.É notável, no entanto, que Neto não apresenta o mesmo comportamento que tinha quando fora internado pela primeira vez: ele volta mais esperto, hábil e desafiador. Não tem mais aquela vontade de sair dali; é um comportamento que quase beira ao conformismo.

Por fim, esse comportamento quase-conformista diante da situação que lhe é imposta revela uma atitude surpreendente do Neto aofinal do filme: o quase suicídio e o desenrolar do filme, culminando com o arrependimento do pai por ter sido tão ineficiente em relação à situação do filho.

Essas são algumas cenas do filme que deixam bem evidente a discussão normal X patológico. Até que ponto, o comportamento de Neto poderia ser considerado patológico, anormal, sendo necessária uma internação em um hospital psiquiátrico?...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filme Bicho de Sete cabeças
  • Filme Bicho de Sete Cabeças
  • Do filme o Bicho de sete cabeças
  • Resumo do filme bicho de sete cabeças
  • Resenha Filme Bicho de sete cabeças
  • resenha do filme o bicho de sete cabeça
  • Resumo do filme bicho de sete cabeças
  • Resenha do filme bicho de sete cabeça

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!