Filme amor - psicanalise

Páginas: 6 (1275 palavras) Publicado: 3 de junho de 2013
Faculdade de Ciências Humanas e Letras (FAHL) do Centro Universitário Newton Paiva - Curso de Psicologia
Evento: 1º ‘’Ler a Imagem’’ de 2013
Disciplina: Teoria Psicanalítica I – 2º Período – manhã
Professor coordenador do evento: Geraldo Majela Martins


1- IDENTIFICAÇÃO DO EVENTO
Ficha Técnica:
Direção: Michael Haneke
Elenco: Jean-Louis Trintignant, Emmanuelle Riva, IsabelleHuppert, Alexandre Tharaud,William Shimell, Ramón Agirre, Rita Blanco, Carole Franck, Dinara Drukarova, Laurent Capelluto, Jean-Michel Monroc, Suzanne Schmidt, Damien Jouillero, Walid Afkir
Nome Original: Amour
Duração: 127 minutos
Ano: 2012
País: Áustria/França/Alemanha
Classificação: 14 anos
Gênero: Drama

Sinopse:
Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva) são um casal deaposentados, que costumavam dar aulas de música. Eles têm uma filha, que também é musicista, que vive com a família em um país estrangeiro. Certo dia, Anne sofre um derrame e fica com um lado do corpo paralisado. Ele se fecha no pedido da esposa, que não a deixe parar em hospitais ou em asilos; cuidadoras são
dispensadas e Georges passa a cuidar da mulher. O casal de idosos passa por graves obstáculos,que colocarão o seu amor em teste.


Local de realização:
Usiminas Cinema Belas Artes – Rua Gonçalves Dias, 1581 – Lourdes – Belo Horizonte.

Data/horas de início/término:
23 de Março de 2013 - 09:00 horas ás 13:00 horas

Número de participantes:
Aproximadamente 60 pessoas.

2- DESCRIÇÃO DAS APRESENTAÇÕES:
1º Professor: Geraldo Majela Martins
- De acordo com apresentação feitapelo Professor Geraldo, sobre o filme: ‘’Amour’’, pode-se observar as sensações que o filme traz ao telespectador. Geraldo ressaltou a cultura entre o casal: de como eram educados e gentis um com o outro; exatamente como é o verdadeiro meio cultural europeu. Outra questão que o professou indagou-se foi quando Georges asfixia a esposa, Anne, com um travesseiro; isso foi por amor?

2º Professora: AnaPaula de Fátima F. Teixeira
- No relato exposto pela professora Ana Paula sobre o filme visto, pôde ser constatado que de acordo com o mito grego sobre a androgenia, que o ser andrógeno foi separado “ao meio” passando a ser dois seres. O que explica a nossa necessidade de encontrar a “outra metade”.

3º Coordenadora: Junia Maria Campos Lara
- Na apresentação expositiva da Coordenadora doCurso de Psicologia Junia sobre o filme, pode-se observar que sempre estamos em busca de uma pessoa que nos complete. O ser humano tem uma necessidade de contato e portanto vivemos em uma incessante busca de nos sentirmos completos.


3- COMENTÁRIO REFLEXIVO-TEÓRICO:
Amour é um filme que conta a história, sensível e angustiante do amor, entre George (Jean-Louis Trintignant) e Anne(Emmanuelle Riva), os protagonistas dessa linda história, formada por um casal de idosos aposentados que vivem em um apartamento em Paris, mantendo uma vida ativa, envolvidos com música, leitura e atividades sociais, além de antenados com as mudanças do mundo a sua volta, até que Anne sofre um AVC, que transforma suas vidas em um desafio continuo e diário para fortalecer o amor entre eles.
O filmenos leva as profundezas dos sentimentos humanos e nos brinda com uma história coesa, e tristemente bela, que constrói um arco dramático para mostrar o sofrimento do casal diante da atual situação deles, sem utilizar-se de clichês ou de artifícios vazios e apelativos.
O filme mostra uma imersão no mundo de sofrimentos, felicidades e amor além da união da loucura e sabedoria, fazendo umparalelo com o livro Amor Poesia Sabedoria, de Edgar Morin – uma obra literária que relaciona o homo sapiens e o homo demens, discorrendo sobre a relação entre a infelicidade, a loucura, o amor, a poesia e a sabedoria. Como não enveredarmos em uma leitura de Edgar Morin e não se deliciar com tal obra? Trata-se de uma leitura poética, onde demonstra em suas palavras que o amor é necessário e faz...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O amor entre filosofia e psicanálise
  • Psicanálise
  • Amores Dos Filmes X Amores Reais
  • Psicanálise filme "Culpa e Reparação"
  • O Filme Mary e Max e a Psicanálise
  • Psicanálise
  • Resumo filme a invenção da psicanalise
  • Psicanalise filme Homem Aranha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!