figuras de linguagem

Páginas: 11 (2680 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
O que é Metáfora:

Metáfora é uma figura de linguagem em que há o emprego de uma palavra ou uma expressão, em um sentido que não é muito comum, em uma relação de semelhança entre dois termos. Metáfora é um termo que no latim, "meta" significa “algo” e “phora” significa "sem sentido". Esta palavra foi trazida do grego onde metaphorá significa "mudança" e "transposição".
Metáfora é a comparaçãode palavras em que um termo substitui outro. É uma comparação abreviada em que o verbo não está expresso, mas subentendido. Por exemplo, dizer que um amigo "está forte como um touro". Obviamente que ele não se parece fisicamente com o animal, mas está tão forte que faz lembrar um touro, comparando a força entre o animal e o indivíduo.
Esta figura de linguagem corresponde na substituição de umtermo por outro através de uma relação de analogia. É importante referir que para que a analogia possa ocorrer, devem existir elementos semânticos semelhantes entre os dois termos em questão.
A metáfora é uma ferramenta linguística muito utilizada no dia-a-dia, sendo importantíssima na comunicação humana. Seriamente praticamente impossível falar e pensar sem recorrer à metáfora. Uma pesquisarecente demonstra que durante uma conversa o ser humano usa em média 4 metáforas por minuto. Muitas vezes as pessoas não querem ou não conseguem expressar o que realmente sentem. Então falam frases por metáforas onde seu significado fica subentendido.

O que é Metonímia:

Metonímia é a substituição de uma palavra por outra, quando entre ambas existe uma relação de proximidade de sentidos que permiteessa troca. Ex.: O estádio aplaudiu o jogador.
Metonímia é uma figura de linguagem que surge da necessidade do falante ou escritor dar mais ênfase à comunicação.
A substituição de uma palavra por outra se realiza principalmente destes modos:
O autor pela obra: ler Machado de Assis.
A causa pelo efeito, ou vice-versa: viver do trabalho.
O inventor pelo invento: comprar um Ford.
O concretopelo abstrato, ou vice-versa: ter ótima cabeça (inteligência).
Parte pelo todo, ou vice versa: cinco cabeças de gado.
O gênero pela espécie: a estação das rosas.
O singular pelo plural: as chuvas chegaram.
O determinado pelo indeterminado: fazer mil perguntas.
O indivíduo pela classe: ser o cristo da turma.
A metonímia não deve ser confundida com a metáfora, que se baseia num processo deassociação de ideias, de semelhança, de comparação mental. Ex.: Esse homem é uma fera.
Catacrese é a figura de linguagem que consiste na utilização de uma palavra ou expressão que não descreve com exatidão o que se quer expressar, mas é adotada por não haver uma outra palavra apropriada - ou a palavra apropriada não ser de uso comum; são como gírias do dia-a-dia, expressões usadas para facilitar acomunicação. Estabelecem comparação às situações em que são atribuídas, qualidades de seres vivos, a seres inanimados. Exemplos comuns são: "os pés da mesa", "marmelada de banana", "vinagre de maçã", "embarcar no avião", "cabeça do alfinete", "braço de rio", "dente de alho" etc. Consiste assim em uma metáfora de uso comum, deixando de ser considerada como tal. Consiste também em dar à palavra umasignificação que ela não tem, por falta de termo próprio, empregando-as fora do seu significado real. No entanto, devido ao uso contínuo, não mais se percebe que estão sendo usadas no sentido figurado.
(Na verdade, catacrese ocorre quando há a troca do nome verdadeiro de um objeto ou ação por outro nome - Exemplo, trocar alça por asa da xícara. Isso pode ocorrer pelo fato de não existir um nomeapropriado)
A Comparaçao é bastante semelhante à metáfora, e é usada para confrontar características ou ações de alguns elementos. A comparação pode ser simples ou por símile, quando os dois elementos são de universos ou categorias distintas. No caso da comparação, existe uma palavra de conexão (como, parecia, tal, qual, assim, etc). Ex: "A minha filha é como um anjo".
A metáfora e comparação são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Figuras de linguagem
  • Figuras de linguagem
  • Figura da linguagem
  • Figuras de linguagem
  • figuras de linguagem
  • figuras de linguagem
  • Figuras de linguagem
  • Figuras de linguagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!