maquiavel

Páginas: 2 (311 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
1 ) Neste capitulo trata de como um príncipe deve se comportar frente a seus súditos e amigos. Um príncipe, para se manter no poder deve aprender a ser mau. E utilizarou não essa maldade de acordo com a necessidade do momento. Os príncipes são qualificados pelas qualidades que lhe acarretam reprovação ou louvor. Mas, um príncipe nãodeve se deixar levar por essa classificação, pois uma virtude se fosse aplicada lhe acarretaria a ruína e um defeito traz a um príncipe segurança e bem-estar.

2)Nestecapítulo, Maquiavel disserta sobre os problemas decorrentes das reputações de liberal ou parcimonioso atribuídas ao príncipe. Segundo o escritor, a liberalidade(generosidade, para uma interpretação mais adequada, visto que naquela época o conceito de liberal inexistia) põe em risco seu reinado, uma vez que para ser liberal o monarca nãodeixará de praticar atos suntuosos, luxuosos. Tais atos terão como consequência o ódio dos súditos pelo príncipe, uma vez que ele utilizará de todos os meios possíveis parasuprir os gastos da Coroa, o que inclui a opressão de seus súditos.

3)Seria bom que o Príncipe fosse ao mesmo tempo amada e temido, mas como essa junção é difícil, épreferível que seja temido. Temido de forma que, se não é possível conseguir o amor de seus súditos, se evite o ódio; o que é conseguido não atentando contra as mulherese os bens dos súditos e cidadãos. Se for necessário que o Príncipe decrete a execução alguém, que este dê um bom motivo.

4)O príncipe deve agir como leão, para servalente, enfrentar, os “lobos” que vêem ao decorrer, seja forte e use a forca, agir como raposo, e escapar das armadilhas, ser inteligente saber sair-se de certos momentos.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Maquiavel
  • Maquiavel
  • Maquiavel
  • Maquiavel
  • Maquiavel
  • Maquiavel
  • maquiavel
  • maquiavel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!