Fichamneto

Páginas: 6 (1371 palavras) Publicado: 4 de março de 2015
AGES
FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHAREL EM PSICOLOGIA








MOVIMENTOS SOCIAIS








KARLA TAINÁ SOUZA SILVA




















PARIPIRANGA – BA
Novembro de 2014
AGES
FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHAREL EM PSICOLOGIA








MOVIMENTOS SOCIAIS






KARLA TAINÁ SOUZA SILVAProdução Única apresentada no curso de Psicologia da Faculdade AGES, como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial nas disciplinas .........( ) .........( ).........( ) ........( ).......( ) ................... (2º) Período.
Professor (a) Orientador (a): Suzana Almeida








PARIPIRANGA – BA
Novembro de 2014
MOVIMENTOS SOCIAIS

O movimento social, é umaanalisem reconstituídos com a figura do psicólogo na psicologia social nos movimentos sociais e comunitários revela-se uma grande possibilidade de atuação, em uma prática ainda tímida e uma construção teórica muito principiante com tanta vastidão no campo constituído pelos movimentos sociais e comunitários, com sua dimensão multidiferenciada aponta um horizonte amplo heterogêneo de propostas, dediversas fragmentações e de formas organizadas com a qual, só recentemente, o psicólogo social tem trabalhado com uma perspectiva histórica e de ênfase transformadora.
A Psicologia Social no Brasil era um 'zero à esquerda', não interferia em nada, não ajudava em nada, quer dizer, era um saber que estava lá, que partia das teorias americanas para explicar a realidade brasileira. Era precisocompreender como o latino-americano singulariza o universal na constituição particular de sua existência. (LANE, 2000).
Consciente de que o fazer ciência psicossociologia deve processa-se no centro destes movimentos sociais, o psicólogo social busca instrumentais para melhor compreender esta dinâmica. Claro que muitas das iniciativas surgiram a partir desse exercício da critica, houve recusas devárias ordens às concepções a respeito de que não seria adequado trabalhar no meio social como se fosse simplesmente uma recusa sustentada no preconceito das diferencias tópicas abordadas pela psicologia tradicional. Assim, para ser social não bastava tratar de uma possível concepção social ou movimentação social, consoante com uma psicologia que por tanto tempo estudara um conceito que eladenominava de concepção individual.
Privilegiando a interpenetração entre a dimensão individual e a dimensão social, o psicólogo social parte para uma prática de escuta, de participação, de facilitação destes movimentos sociais e comunitários, com um referencial auto gestionário e cooperativista, questionador das relações de dominações, colonização ainda existentes.
Sem dúvida, o marxismo, comopostura epistemológica, estava na minha cabeça, como proposta para superar a ideologização da nossa ciência. E foi um desafio encontrar um eixo marxista para desenvolver uma nova psicologia social (LANE, 2000).
Portanto, juntava-se, aos elementos já comentados, o marxismo, a esta perspectiva, como ela mesma disse, epistemológica, vai contribuir para a superação do positivismo na forma de fazerciência, para a elaboração de novos métodos na prática do psicólogo social, para a afirmação do homem como um sujeito histórico. Esta prática, ainda tímida, revela uma atuação, no Brasil, da existência de psicólogos sociais que trabalham com esta respectiva de resolução afirmativa.
A afirmativa de que o positivismo, na procura da objetividade dos fatos, perdera o ser humano decorreu de uma análisecrítica de um conhecimento minucioso enquanto descrição de comportamentos que, no entanto, não dava conta do ser humano agente de mudança, sujeito da história. O homem ou era socialmente determinado ou era causa de si mesmo: sócio-logismo verso biologismo? Se por um lado a psicanálise enfatizava a história do indivíduo, a sociologia recuperava, através do materialismo histórico, a especificidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fichamneto
  • Fichamneto
  • Fichamneto
  • Fichamneto
  • Fichamneto
  • Fichamneto
  • Fichamneto silvana
  • fichamneto filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!